A Uber lançou novas medidas para aumentar a segurança de motoristas e entregadores, incluindo gravações criptografadas e a possibilidade de bloquear passageiros com avaliações baixas.
Nesta terça-feira (17), em Washington, a Uber anunciou novos recursos de segurança para motoristas e entregadores cadastrados na plataforma.
Com mais de 7 milhões de parceiros em todo o mundo, a empresa apresentou a verificação aprimorada de passageiros nos Estados Unidos. Motoristas agora podem ver um selo “Verificado” na solicitação de viagem quando o passageiro passou por etapas adicionais de verificação, como confirmação de dados em bancos de dados confiáveis ou envio de identidade.
A Uber também expandiu o recurso que permite que motoristas gravem vídeo e áudio com a câmera frontal do smartphone durante as viagens, disponível em todos os 50 estados dos EUA. Essas gravações são criptografadas e armazenadas no dispositivo do motorista, sem acesso para Uber, passageiros ou motoristas, a menos que o motorista decida enviá-las para revisão.
Além disso, motoristas que possuem Teslas podem integrar o display do carro ao aplicativo, facilitando a navegação. Usuários de iOS agora têm a opção de utilizar comandos de voz via Siri para realizar ações no app sem usar as mãos. A verificação de PIN também foi aprimorada para permitir que motoristas se comuniquem diretamente com passageiros convidados, mesmo que eles não possuam o aplicativo.
Para incentivar um comportamento mais adequado, a Uber enviará alertas e dicas de motoristas reais a passageiros que apresentarem conduta inadequada.
Restaurantes e clientes do Uber Eats também receberão orientações sobre como tratar entregadores com respeito.
A empresa está testando uma nova função que permite aos motoristas bloquear passageiros que avaliem corridas com 2 ou 3 estrelas, além de manter a política de descombinar automaticamente motoristas e passageiros após avaliações de 1 estrela.
Motoristas e entregadores terão a oportunidade de fornecer informações adicionais em casos de relatórios de segurança, antes de qualquer decisão de desativação de conta.
A Uber também lançará um recurso para explicar melhor a distribuição das tarifas dos passageiros, destacando que uma parte significativa dos custos vai para impostos e seguros, além da própria comissão da empresa.