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iFood lança ferramentas voltadas para o atendimento presencial

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Notícia
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A imagem mostra um smartphone com a tela exibindo o logo do iFood, posicionado no centro de um prato branco. O prato está sobre uma superfície vermelha, e ao redor dele há talheres e uma xícara, sugerindo um cenário de refeição.
Foto: Reprodução/ iFood

Durante o evento iFood Move, a plataforma anunciou o lançamento de um totem de autoatendimento, e o iFood Pago.

Durante o evento iFood Move, realizado em São Paulo, o iFood apresentou novas soluções voltadas para o atendimento presencial em restaurantes.

A empresa lançou o iFood Salão, uma nova frente de negócios que leva sua tecnologia para o espaço físico dos estabelecimentos. De acordo com a plataforma, essa nova estratégia tem como objetivo auxiliar os estabelecimentos a aumentarem suas vendas, a conhecerem melhor seus clientes e a otimizarem a gestão de seus negócios.

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Totem de autoatendimento

Segundo o iFood, uma das principais inovações do iFood Salão é o lançamento de um totem de autoatendimento para pedidos. O dispositivo visa agilizar o processo de compra nos restaurantes, minimizando filas e gargalos operacionais, principalmente em horários de pico.

Nos testes iniciais, os restaurantes que adotaram a tecnologia registraram que 75% do volume bruto de vendas (GMV) do salão foi transacionado por meio do totem. A expectativa do iFood é que até o primeiro trimestre de 2025, 1 milhão de pedidos sejam realizados por essa tecnologia.

Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes no iFood, explicou que, após mais de uma década focado no delivery, a empresa decidiu expandir sua atuação para o salão dos restaurantes. Ele destacou que todos os sistemas de tomada de pedido conectados ao iFood, seja pelo aplicativo ou pelo totem, serão capazes de gerar uma rede de informações valiosas para os restaurantes. Essas informações permitirão que os estabelecimentos compreendam melhor o comportamento de seus clientes, tanto no mundo virtual quanto no físico, possibilitando a criação de estratégias mais eficientes de fidelização e aumento de pedidos.

Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery no iFood, explicou, durante o iFood Move, o conceito por trás da inovação: “O totem é uma peça fundamental aqui. De novo, começamos pelas dores. Hoje, vemos muitos modelos que formam filas na porta do restaurante, e muitas vezes o dono do restaurante fala: ‘Poxa, quando o cliente pediu isso, já oferta outros itens, como sobremesa ou bebida.’ E você não sabe exatamente se foi ofertado ou não. Esse tipo de solução acaba ajudando. Você garante um incremento na venda e no ticket médio, além de evitar perder o cliente.”

Ele também ressaltou os benefícios em termos de padronização e eficiência operacional: “Quando você padroniza o processo e o pedido vai direto para a cozinha ou para terminais dentro do restaurante, há uma redução nos custos operacionais, além de uma maior eficiência no tempo de atendimento. Isso facilita também na geração de relatórios para que os restaurantes possam ver o ticket médio, quanto fecharam no mês e o desempenho geral.”

Gandolfo também falou sobre as inovações futuras: “Você pode imaginar, por exemplo, a possibilidade de cardápios digitais com personalização, como criar promoções específicas em horários de baixa demanda. Isso seria impossível com um cardápio físico, mas com essas soluções, é totalmente viável.”

iFood Pago

O iFood Pago, banco voltado para os restaurantes, foi mais uma das principais novidades apresentadas no iFood Move. Com o objetivo de oferecer soluções financeiras completas, tanto para o crescimento online quanto offline dos estabelecimentos, o iFood Pago inclui desde contas digitais até facilidades para pagamentos e concessão de crédito, segundo a plataforma.

Entre os destaques está a Maquinona, uma solução de pagamento que utiliza inteligência de dados para sugerir estratégias de fidelização e campanhas direcionadas, além de novidades como o cartão de crédito e a funcionalidade Tap to Pay, que transforma celulares em dispositivos de recebimento.

Segundo a plataforma, os primeiros resultados da Maquinona mostraram um aumento de 7% nas vendas dos restaurantes que utilizaram a inteligência de dados da ferramenta no primeiro mês de lançamento. Em agosto, 40% do volume total de pagamentos (TPV) dos restaurantes que usaram a Maquinona vieram de campanhas de CRM sugeridas pelo sistema, com uma taxa de retorno de 6% dos clientes.

Nos próximos meses, o iFood afirma que espera distribuir cerca de 5 mil maquininhas e alcançar 50 mil restaurantes operando com a Maquinona até março de 2025.

Roberto Gandolfo também comentou sobre a integração das soluções oferecidas pelo iFood Pago: “A gente tem falado muito de gestão integrada. Esse é um ponto-chave de integração dos vários canais, facilitando a vida do restaurante. A ideia é que o restaurante, ao adotar essas soluções, tenha uma operação mais eficiente e organizada, com dados precisos para a tomada de decisão e otimização de suas operações.”

Bruno Henriques, CEO do iFood Pago, explicou que o foco da fintech é auxiliar o crescimento do setor de restaurantes com soluções personalizadas para as necessidades específicas do mercado, abrangendo tanto pequenos quanto médios estabelecimentos. A plataforma, que vai do app ao salão, busca otimizar a gestão financeira dos parceiros, oferecendo consultoria e produtos que facilitam a administração e impulsionam o desempenho dos negócios.

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Redação 55content

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