Durante o seminário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizado na última semana, a Keeta, marca de delivery da gigante chinesa Meituan, que confirmou recentemente sua chegada ao Brasil com um investimento inicial de US$ 1 bilhão, compartilhou nas redes sociais da empresa os principais destaques da apresentação de Ke Xing, Head de IA e Dados da empresa, sobre o papel central da Inteligência Artificial na consolidação da Meituan como uma das líderes globais em plataformas de serviços sob demanda.
Segundo a publicação da companhia, Ke Xing demonstrou como as soluções de I.A. são aplicadas em larga escala em todo o ecossistema da Meituan, abrangendo desde sistemas inteligentes de recomendação até operações logísticas de missão crítica. Os modelos de aprendizado profundo utilizados pela empresa, conforme o comunicado, operam com centenas de bilhões de parâmetros e são capazes de garantir uma precisão de despacho em nível de minutos, transformando desafios complexos do mundo real em resultados otimizados.
Ainda na publicação, a Keeta relatou que os sistemas de recomendação da Meituan representam um avanço técnico significativo em relação aos algoritmos convencionais de correspondência, devido às arquiteturas de aprendizado profundo que oferecem compreensão multilíngue e multimodal, o que permite alinhar com precisão a oferta e a demanda considerando variáveis como tempo, localização e perfil demográfico dos usuários. Essa capacidade é ampliada com a integração de Modelos de Linguagem (LLMs) de Grande Escala, que proporcionam uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários e respostas mais personalizadas e sensíveis ao contexto, como afirma a empresa.
A Keeta destacou também a inovação nos sistemas logísticos da Meituan. Conforme a publicação, Ke Xing explicou que, ao processar dados em tempo real, como inventários de restaurantes, localização de entregadores e demanda dos clientes, o sistema de despacho alimentado por I.A. consegue resolver otimizações logísticas altamente complexas em questão de segundos, o que afirmou evidenciar o potencial transformador da inteligência artificial na eficiência da logística moderna.
A empresa ressaltou ainda que, por trás de cada tecnologia de recomendação ou otimização de entrega, existe um objetivo maior: ajudar as pessoas a se alimentarem e viverem melhor. Segundo o comunicado, esse é o verdadeiro impacto humano por trás da inovação tecnológica da Meituan e da própria Keeta.