Segundo o jornal The Street, Dara Khosrowshahi levanta dúvidas sobre a disposição dos proprietários de Teslas em compartilhar seus veículos.
Com informações dos veículos Benzinga e The Street.
Os passageiros poderão chamar um carro usando o aplicativo da Tesla, conforme Musk explicou durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre da empresa.
No entanto, Khosrowshahi questiona se os proprietários de carros realmente permitirão que seus veículos sejam usados por estranhos: “Não está claro para mim que o proprietário médio de um Tesla queira que seu carro seja usado por um completo estranho,” afirmou o CEO da Uber.
Além disso, ele apontou que os donos dos carros provavelmente quererão usá-los justamente nos momentos de maior demanda, o que pode dificultar a operação da frota: “Acontece que, provavelmente, os momentos em que você vai querer seu Tesla são os mesmos momentos em que a demanda por corridas estará no pico,” disse ele.
Khosrowshahi também destacou que construir carros e operar uma frota de táxis são negócios “muito diferentes”. Segundo o CEO, ao gerenciar uma frota, é necessário não apenas casar as corridas com os passageiros de forma econômica, mas também lidar com outras questões, como passageiros passando mal no carro, perda de objetos e acidentes: “Tivemos que aprender a construir um sistema capaz de fazer tudo funcionar tanto para o passageiro quanto para o motorista, com uma economia que funcione,” explicou.
Ele também comparou o futuro dos carros autônomos ao funcionamento de cadeias de fast food, como McDonald’s ou Starbucks, que utilizam tanto canais diretos quanto de terceiros para maximizar a utilização de seus ativos: “Se você quer aumentar a utilização desse ativo, vai querer definitivamente envolver terceiros, e se quiser desenvolver seu próprio canal de primeira parte, isso também pode ser verdade. Não precisa ser uma coisa ou outra,” disse Khosrowshahi.
No entanto, Musk afirmou recentemente que a Tesla não permitirá que seus veículos sejam usados por terceiros para operações autônomas, estipulando uma cláusula em cada compra que proíbe essa prática: “Há uma cláusula importante que colocamos em cada compra de Tesla, que é que os veículos Tesla só podem ser usados na frota da Tesla. Eles não podem ser usados por terceiros para autonomia,” disse Musk.
Khosrowshahi também levantou preocupações sobre a aceitação da sociedade em relação aos veículos autônomos, devido a questões de segurança: “A lógica diria que, se os robôs são duas ou três vezes melhores motoristas que os humanos, isso é bom para a sociedade no futuro, mas, honestamente, não sei se ela está pronta para aceitar isso,” afirmou.
A crítica de Khosrowshahi surge logo após Musk anunciar que o lançamento do robô-táxi da Tesla foi adiado devido a uma mudança importante no design, com a estreia agora prevista para outubro. Musk descreveu o serviço de robôs-táxis como um “Airbnb sobre rodas”: “Pode ser usado pela frota o tempo todo, pode ser usado pela frota parte do tempo, e a Tesla compartilhará a receita com o cliente”, explicou Musk.
Apesar das críticas, Khosrowshahi parece otimista sobre uma possível parceria futura com a Tesla: “Levamos 15 anos, e dezenas de bilhões de dólares de capital, e podemos oferecer isso instantaneamente a um parceiro. E, com sorte, a Tesla será um desses parceiros, nunca se sabe,” afirmou.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e informações de assessoria.