No mês de setembro, foram vendidos 13.265 veículos leves eletrificados no Brasil. São Paulo, Paraná, Goiás e Distrito Federal concentram o maior número de postos.
O Brasil alcançou a marca de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in em agosto de 2024, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) em conjunto com dados da Tupi Mobilidade.
Segundo a ABVE, o avanço na infraestrutura de recarga reflete o crescimento das vendas de veículos eletrificados no país, embora a associação não tenha detalhado quantos desses pontos são de uso público ou privado.
No mês de setembro, foram vendidos 13.265 veículos leves eletrificados no Brasil, incluindo elétricos puros, híbridos plug-in, híbridos convencionais e micro-híbridos. Os elétricos puros e os híbridos plug-in, que dependem de pontos de recarga para as baterias, são os principais impulsionadores dessa infraestrutura. A ABVE considera a marca de 10 mil pontos de recarga um indicativo do sucesso comercial do setor.
“Mais uma vez, os números confirmam as nossas avaliações: o aumento das vendas de veículos eletrificados está puxando um amplo ecossistema de empresas associadas à eletromobilidade nas principais regiões do país”, declarou Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Ele acrescenta que essa expansão também gera empregos, renda e investimentos em áreas como a produção de veículos, fabricação de equipamentos e componentes, além de software e serviços.
Ao longo de 2024, entre janeiro e setembro, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa um crescimento de 113% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 57.510 veículos.
A ABVE ressalta que a divulgação desses dados é parte de sua estratégia para enfrentar a resistência de consumidores quanto à mobilidade elétrica.
A entidade reúne 58 empresas envolvidas com infraestrutura de recarga e aponta desafios ainda presentes, como a limitada disponibilidade de pontos de recarga em rodovias.
Até o momento, os postos de recarga em estradas estão concentrados em alguns estados, como São Paulo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, o que torna a utilização de veículos elétricos mais viável em áreas urbanas.