Em entrevista ao Neofeed, Sachin Kansal diz que funcionalidades são criadas primeiro no país para serem levadas para o resto do mundo.
Em maio de 2021, a Uber anunciou a construção de uma nova sede no Brasil. A Uber Campus, localizada em Osasco, região metropolitana de São Paulo, passou a abrigar um dos 13 centros de tecnologia que a empresa tem ao redor do mundo. Esses centros são uma espécie de laboratório de desenvolvimento de produtos da empresa.
Há 5 anos no Brasil, a empresa já investiu R$ 250 milhões no laboratório brasileiro, o único na América Latina. Com 230 funcionários, a “filial brasileira” só fica atrás dos centros de Nova Iorque (400) e da cidade indiana de Hyderabad (380).
Em entrevista ao Neofeed, o vice-presidente global de gestão de produtos da Uber, Sachin Kansal, disse que é do centro tecnológico da Uber em São Paulo que saem as soluções de segurança que vão para o resto das operações da empresa no mundo. “Avaliamos problemas de segurança em qualquer lugar, mas fazemos isso no Brasil com prioridade máxima”.
Segundo o executivo, foi no Brasil que foram criadas funcionalidades como o compartilhamento de uma corrida em andamento, gravação de áudio das conversas entre motoristas e passageiros e o U-Elas, que possibilita as motoristas mulheres atenderem apenas passageiras. Kansal também falou que, além da segurança, o laboratório brasileiro também desenvolveu soluções de pagamento, como a compra de gift card através do Pix ou boleto.
Durante a entrevista, o vice-presidente explicou que a empresa está trabalhando para diminuir o tempo de espera dos passageiros em momentos de alta demanda, além dos cancelamentos dos motoristas. Uma das soluções é mostrar para o motorista o destino final.
Sobre transparência, o executivo falou que a empresa trabalha para ser mais clara em relação à sua taxa de serviço e tarifação. Segundo ele, em média, 80% dos valores das corridas vão para os motoristas.