Uber atualiza seus números de sustentabilidade e destaca crescimento da mobilidade urbana e investimentos em diversidade e inclusão social.
A Uber anunciou hoje (28) que atualizou seu relatório ambiental, social e de governança.
Em um texto assinado pelo CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, a companhia explicou que o ano de 2022 foi marcado pela retomada do mercado de mobilidade urbana, que voltou a crescer depois da pandemia. Já o serviço de delivery manteve seu ritmo saudável de crescimento se expandindo para novas vertentes. Nesse sentido, a Uber promoveu mais de 7,6 bilhões de viagens, viabilizando oportunidades de ganhos flexíveis para mais de 5,4 milhões de motoristas e entregadores. Além disso, a empresa continua liderando as principais métricas ambientais, sociais e de governança. “Simplificando, o poder da plataforma (Uber) nunca foi tão evidente”, afirma a empresa em nota.
Sobre sustentabilidade, a empresa mais do que triplicou o número de veículos elétricos na plataforma, proporcionando a experiência de eletromobilidade para 31 milhões de passageiros. A companhia Science Based Targets também aprovou as metas da Uber para redução de emissões de CO2 a curto e longo prazo. Agora, a empresa está alinhada ao objetivo estabelecido pelo acordo de Paris que visa limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século. Com isso, a Uber agora faz parte da lista das 30 empresas sediadas nos Estados Unidos a ter esta meta aprovada.
Leia mais em: Uber quer acelerar transição para veículos elétricos
A companhia anunciou que tem expandido suas iniciativas de responsabilidade social em várias regiões onde atua. O Fundo de Acesso, por exemplo, já ajudou 54 organizações em 16 países a ter acesso a transporte para obter bens e serviços essenciais.
A empresa também afirmou que ampliou o Fundo de Acesso a Vacinas, por meio do Health Access Fund, para apoiar serviços de saúde fundamentais e garantir um acesso mais justo a cuidados médicos. A Uber ainda prestou ajuda humanitária em diversos desastres ao redor do mundo, incluindo o furacão Ian na Flórida e as inundações em Bangladesh e no Paquistão.
“Apesar das limitações impostas pelo ambiente atual, a companhia conseguiu manter seus esforços para aumentar a diversidade em sua equipe. Atualmente, as mulheres representam 42,6% do quadro de funcionários da companhia a nível global, enquanto pessoas de origens sub-representadas compõem 23,8% da equipe nos Estados Unidos”.
No entanto, a empresa reconheceu que não é suficiente apenas atrair talentos diversos, mas é preciso também focar no desenvolvimento e promoção desses talentos dentro da organização.
“90% dos diretores são independentes, a empresa também tem uma representação significativa de mulheres em cargos de liderança, com 40% das mulheres em seu conselho de administração. Além disso, a Uber conta com uma presença significativa de membros do conselho provenientes de grupos raciais ou étnicos sub-representados, com 30% deles sendo de tais grupos. Todos esses números estão acima da média do setor S&P 500”.
Outros destaques importantes incluem:
- Expansão das opções de corridas ecológicas para mais de 200 cidades em todo o mundo, com passageiros fazendo 77 milhões de viagens em veículos com emissão zero na plataforma Uber;
- Publicação do terceiro Relatório de Avaliação e Desempenho Climático e divulgação das emissões globais de Escopo 1, 2 e 3;
- Lançamento do painel de controle de emissões para clientes do Uber for Business;
- Concessão de 114.000 viagens gratuitas e movimentação de 1,5 milhão de libras em alimentos, água e suprimentos essenciais para resgate, socorro e recuperação da comunidade em 2022;
- Introdução de nova tecnologia de segurança pioneira, incluindo gravação de áudio e vídeo, para ajudar a manter as pessoas seguras;
- Defesa pelos direitos dos motoristas e entregadores de todo o mundo em prol da manutenção da flexibilidade do trabalho, além do desenvolvimento de projetos a fim de expandir os benefícios e proteções sociais para esses parceiros;
- Aumento da representação das populações sub-representadas nos cargos de liderança em 1,5%;
- Aumento em mais de 31% da representatividade de mulheres em cargos gerenciais;
- Aumento da representação das populações sub-representadas nos EUA no cargo de analista sênior em mais de 13%.
“Nosso relatório ambiental, social e de governança de 2023 é realmente um reflexo de como trabalhamos com o coração e em equipe para continuar avançando na construção de um negócio ainda melhor para os nossos stakeholders, investidores, funcionários, motoristas e passageiros”, destacou a empresa.