O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber anuncia mais 25 mil veículos elétricos em sua operação

ponto de exclamacao .png
Motorista
Uber India
Uber India

Ação faz parte da meta da empresa de eletrificar toda a sua frota até 2040. 

Nesta quarta-feira (24), a Uber anunciou que irá intensificar seus esforços para acelerar a transição para veículos elétricos na Índia. Os esforços incluem o aumento da frota de veículos elétricos, estabelecimento de parceria com empresas de gestão de frotas, aumento das opções de financiamento e possibilidade de usuários alugarem veículos elétricos ao agendarem as viagens. 

A partir de junho de 2023, a empresa levará o Uber Green para três cidades – Delhi, Mumbai e Bengaluru. O Uber Green é o serviço de transporte mais amplamente disponível no mundo para viagens com baixas ou nenhuma emissão de poluentes, presente em mais de 100 cidades de 15 países diferentes. A categoria possibilita que os usuários solicitem um veículo totalmente elétrico e livre de emissões, em vez de um carro convencional movido a combustível fóssil.

A Uber também adicionará 25 mil veículos na frota elétrica de sua plataforma nas sete principais cidades do país. A ação será feita em parceria com fornecedores como Lithium, Everest e Moove. 

Outra medida, a fim de impulsionar a mobilidade sustentável na categoria Uber Moto, será o lançamento, em parceria com a Zypp Eletric (startup de veículos elétricos), de 10 mil veículos elétricos de duas rodas até 2024. Segundo a empresa, mais de 1.000 veículos de duas rodas Zypp Eletric já estão implantados no Uber Moto em Delhi. 

A empresa ainda se uniu ao Banco de Desenvolvimento de Pequenas Indústrias da Índia –(SIDBI) para fornecer 10 bilhões de rúpias (US$ 122,3 milhões) em financiamento a juros baixos para comprar carros limpos e construir estações de recarga com parceiros.

Além disso, a Uber está se unindo à Jio-bp para trazer seu acordo de mobilidade global com a BP Pulse para a Índia. Essa parceria permitirá que os motoristas da Uber utilizem a rede de carregamento da BP Pulse, o que também impulsionará o desenvolvimento de uma nova infraestrutura de carregamento no país.

“A enorme escala e a paixão pela eletrificação da Índia tornam o país uma prioridade para a Uber, à medida que buscamos cumprir nosso compromisso de eletrificar todas as viagens em nossa plataforma até 2040. Com essas parcerias líderes do setor, estamos combinando o compromisso com a ação para ajudar os motoristas a se tornarem elétricos mais rapidamente e impulsionar a transição sustentável na indústria de compartilhamento de viagens da Índia”, afirma a Uber, em nota. 

“Mais do que triplicamos o número de veículos elétricos na plataforma e conectamos 31 milhões de passageiros únicos com um passeio em um veículo elétrico em 2022. A Science Based Targets Initiative também aprovou as metas de redução de emissões científicas de curto e longo prazo da Uber, tornando-nos uma das primeiras 30 empresas sediadas nos Estados Unidos a ter essas metas aprovadas”, completa a empresa. 

Segundo o portal de notícias “Olhar Digital”, os investimentos e parcerias da Uber são vistos como um impulso positivo para a Índia, que está atrasada em relação à eletrificação do transporte em comparação a outras regiões do mundo. Essas ações também ajudarão o primeiro-ministro Narendra Modi a alcançar sua meta de emissões zero até 2070. Além disso, a Uber está visando ter mais de 1 milhão de veículos elétricos (EVs) na Índia e no sul da Ásia. Dado que a Índia é o país mais populoso do mundo, essa região é considerada uma peça-chave em sua estratégia de crescimento regional.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar