Levantamento da Mobiauto, um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, revelou os carros seminovos mais desejados pelos brasileiros.
A Mobiauto, empresa de compra e venda de carros, divulgou um estudo que revela os 100 seminovos mais procurados pelos brasileiros em 2022. O campeão foi o Renault Kwid 2019, que concentrou 3,3% de todos os cliques em anúncios feitos por internautas que acessaram o canal da empresa. E houve uma dobradinha da marca francesa, pois o segundo colocado, com 2,55% dos cliques, foi o Kwid 2020.
Segundo Sant Clair Castro Júnior, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a lista dos dez primeiros colocados desmente o pensamento popular de que Fiat, GM, Volkswagen e Ford são as melhores marcas no mercado de carros usados. “Não há veículos da Ford entre os melhores ranqueados, o que, na verdade, já era esperado. A Ford abandonou os segmentos de veículos de massa e se concentrou apenas nos importados de alto luxo, o que promove um desinteresse natural nos seminovos mais baratos. Mas também não há nenhum Volkswagen”, comenta. “E isso não tem qualquer explicação, a não ser o óbvio: o mercado de carros seminovos no Brasil mudou”.
Para realizar o levantamento, a área de Estatísticas de Mercado da Mobiauto mediu a quantidade de cliques de compradores interessados na plataforma durante o ano de 2022. Os modelos analisados foram os modelos 2022, 2021, 2020 e 2019. A empresa deve divulgar um novo levantamento, com modelos mais antigos, nos próximos dias.
Levando em conta apenas o modelo do carro, sem considerar o ano, o Renault Kwid ficou no topo novamente, com 7,9% dos cliques, o dobro do segundo colocado, o Chevrolet Onix.
“O subcompacto da Renault é um dos modelos zero km mais vendidos do país. Isso, por si só, já o credencia a ter uma boa performance na lista dos seminovos mais procurados. Mas não é só isso. Durante a pandemia, com a falta de semicondutores, ele foi um dos carros mais prejudicados em volume de produção, pois a montadora optou por produzir modelos mais vultosos com as peças que chegavam. Falta de carro zero km acaba acentuando o interesse pelo seminovo”, opina Sant Clair.
Os franceses só não ficaram no topo no ranking por marca, em que a grande campeã foi a Ford, com 18% dos cliques.
TOP 10 seminovos por ano-modelo

TOP 10 seminovos por modelo

TOP 10 por marca
