O projeto DASH é uma iniciativa da DoorDash, principal rival do Uber Eats nos Estados Unidos.
De acordo com a DoorDash, desde sua criação em 2018, o Projeto DASH facilitou mais de 6 milhões de entregas, fornecendo mais de 100 milhões de refeições para indivíduos que enfrentam insegurança alimentar nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Esta iniciativa, uma colaboração entre a DoorDash e vários bancos de alimentos, despensas e organizações comunitárias, visa enfrentar as barreiras ao acesso a alimentos, como desafios de transporte e deficiências, segundo a empresa.
De acordo com o relatório de 2022 do Departamento de Agricultura dos EUA, mais de 44 milhões de pessoas nos Estados Unidos enfrentaram insegurança alimentar. A empresa afirma que o Projeto DASH ajuda a mitigar essas barreiras, utilizando entregas locais para garantir que o tempo e o transporte não sejam obstáculos. Os alimentos são entregues diretamente aos destinatários, proporcionando uma maneira conveniente e digna de receber ajuda alimentar.
O projeto colabora com centenas de organizações sem fins lucrativos, incluindo United Way Worldwide, bancos de alimentos da Feeding America e Meals on Wheels America. Essas organizações determinam quem recebe as entregas essenciais e quando, com base nas necessidades locais, e os entregadores do DoorDash realizam as entregas diretamente nas residências.
De acordo com a empresa, algumas das realizações do Projeto DASH incluem:
– Mais de 63 milhões de refeições entregues em áreas com altas taxas de beneficiários do SNAP.
– Mais de 12 milhões de refeições entregues em desertos alimentares e cerca de 15 milhões em comunidades rurais.
– Mais de 34 milhões de refeições entregues em áreas com altas taxas de idosos.
– Mais de 49 milhões de refeições entregues em áreas com altas taxas de pessoas com deficiência.
Além disso, a DoorDash reitera que o Projeto DASH colabora com diversas iniciativas locais, como cozinhas comunitárias, ONGs e bancos de alimentos, além de ajudar organizações a superar lacunas de voluntariado, garantindo que as entregas não sejam interrompidas.
Pesquisas realizadas pelo Urban Institute, com apoio da DoorDash, indicam que 80% das organizações de combate à fome buscaram a parceria para alcançar novas pessoas necessitadas e mais de 90% relataram que a parceria permitiu ampliar os serviços oferecidos.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e informações de assessoria.