Uber lança serviço “Uber Riquixá” em Tóquio, permitindo que os usuários explorem os pontos turísticos de Asakusa em um riquixá tradicional japonês.
Nesta quinta-feira (25), a Uber anunciou que lançará uma novidade temporária chamada “Uber Riquixá”, que permitirá que os usuários explorem os pontos turísticos populares de Asakusa, em Tóquio, por meio de um riquixá – meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde acomodam-se mais uma ou duas pessoas.
“Durante o período de teste de 29 de maio (segunda-feira) a 2 de junho (sexta-feira), “Uber riquixá” aparecerá no aplicativo Uber e você poderá chamar facilmente um riquixá apenas tocando na tela”, afirma a empresa, em nota.
Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), o número de visitantes no Japão entre janeiro e março de 2023 já ultrapassou a marca de 4,7 milhões, muitos dos quais estão visitando o país para fazer passeios turísticos. Além disso, o número de viajantes japoneses dentro do país se recuperou para os níveis anteriores à pandemia. “Por esse motivo, a Uber decidiu introduzir o serviço de despacho de riquixás online, como uma forma inovadora para que viajantes nacionais e estrangeiros possam vivenciar o Japão de uma maneira diferente”, explica a empresa.
De acordo com a Uber, muitos estrangeiros que visitam o Japão usam a Uber durante sua estadia no Japão. “Somente em 2023, viajantes de mais de 80 países já estão usando o aplicativo Uber para viajar dentro do Japão. De acordo com uma pesquisa externa que encomendamos, 81% dos viajantes que chegam gostariam de ter uma experiência tradicional japonesa durante sua visita ao Japão. Além disso, 55% das pessoas responderam que gostariam de viajar para o Japão, mas se sentem incomodadas com a barreira do idioma”, explica a companhia.
O aplicativo Uber oferece suporte a 50 idiomas em todo o mundo, permitindo que os usuários selecionem um destino, solicitem uma viagem, façam pagamentos e conversem com o motorista antes de embarcar, tudo em seu idioma nativo.
A empresa diz que os riquixás poderão ser despachados gratuitamente. Das 11:00 às 12:00 durante o período teste, 2 riquixás serão despachados em Asakusa por aproximadamente 30 minutos cada. O embarque será feito por odem de chegada. Para utilizar o serviço, basta selecionar a opção “Uber Rickshaw” na tela de seleção do veículo.
“Com o aplicativo Uber, você pode facilmente chamar um táxi ou alugar um carro tocando na tela do seu smartphone. Ao combinar a tecnologia do Uber com a tradição japonesa, estamos muito felizes em ajudá-lo a descobrir o Japão de uma nova maneira”, revela o gerente geral de negócios de mobilidade da Uber no Japão, Shiro Yamanaka.
Segundo a Uber, o Uber Riquixá é uma experiência temporária que faz parte da visão “Go Anywhere” da empresa. Além do serviço atual de “Uber Taxi” em 17 cidades em todo o país, como Sapporo, Sendai, Tóquio, Nagoya, Kyoto, Osaka, Hiroshima, Fukuoka e Naha, o Uber Rickshaw é a mais recente adição para proporcionar uma experiência diferenciada aos usuários. “Planejamos expandir ainda mais nossa área de serviço no futuro”, completa a empresa.