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Qual o melhor carro para Uber?

Ilustração com dois carros

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De acordo com o relatório do Banco BTG Pactual, divulgado no mês passado, a taxa de desemprego no Brasil só deve ser inferior a 10% em 2021. Nesse cenário, os aplicativos de transporte viraram um refúgio para quem precisa recomeçar a carreira profissional. As plataformas disponibilizam diversas categorias e o motorista precisa escolher em qual se encaixa. Uma das dúvidas envolvidas nesta escolha é qual o melhor carro para Uber.

Afinal, ele precisa atender aos requisitos mínimos da empresa e ter o melhor custo-benefício para não virar uma dor de cabeça.

Requisitos mínimos

Atualmente, a Uber tem três categorias: UberX, Select e Black. Na primeira, é aceito qualquer veículo modelo 2008 ou mais novo, que possua quatro portas, cinco lugares e ar condicionado. No Select, as exigências são as mesmas, exceto pelo fato de que o carro precisa ser modelo 2012 ou mais novo.

Já no Black, são aceitos apenas SEDAN e SUV pretos. O carro precisa ter quatro portas, cinco lugares, ar condicionado, bancos de couro e, no máximo, três anos de fabricação. Além disso, existem veículos que são aceitos apenas em algumas cidades brasileiras. A Uber disponibiliza uma lista detalhada com cada um deles.

Vale lembrar que, na UberX, não são aceitos carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes. No mais, veículos adesivados, plotados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão ou freios também são recusados pelo aplicativo.

Melhores carros para UberX e Select

Para quem está começando, as categorias Uber X e Select têm os melhores custo-benefício. São carros populares e, geralmente, são os que motoristas já têm. Assim, não vão precisar gastar mais dinheiro comprando ou trocando de carro.

Para o passageiro, o serviço Select sai, em média, 20% mais caro que o X.

Como a única diferença entre as duas categorias é o ano dos carros, selecionamos os mesmos modelos.

Ford Ka

O Ford Ka está na lista dos 50 carros mais vendidos de 2018. Na terceira posição, 103.286 foram vendidos no país. O modelo é visualmente bonito e contempla todas as exigências mínimas. O motor é de 3 cilindros, 1.0 12V, 80 cv. Em relação ao câmbio, é manual e com 5 marchas. Podendo ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina, ele percorre, em consumo urbano, 9,2km/L e 13,5km/L, respectivamente. Já no consumo rodoviário, tem capacidade de 10,8km/L de etanol e 15,7km/L de gasolina.

Renault Sandero

Em 13º lugar na lista dos carros mais vendidos do ano passado, 52.401 pessoas adquiriram o modelo. Assim como o carro da Ford, o câmbio é manual com 5 marchas e o motor é de 3 cilindros, 1.0 12V, 79 cv. Já em relação ao consumo urbano, tem capacidade de 9,5km/L de etanol e 14,2km/L de gasolina. No consumo rodoviário, também em etanol e gasolina, a capacidade é de 9,6km/L e 14,2km/L, respectivamente.

Fiat Uno

Com 15.151 exemplares vendidos, o Fiat Uno ocupa a 46ª posição na lista dos 50 mais vendidos. O design não muda completamente há algum tempo, mas segue agradável e contempla todos os requisitos mínimos. O câmbio é o mesmo dos outros dois “concorrentes”. Já o motor é de 3 cilindros, 1.0 6V, 72 cv. Sua capacidade em consumo urbano é de 9,2km/L de etanol e 13,1km/L de gasolina. Contudo, no consumo rodoviário, aumenta para 10,4km/L e 15,1 km/L.

Custo-benefício

Comparando os três modelos, em relação ao combustível, o Ford Ka sai na frente no consumo rodoviário. Isso porque tanto no etanol quanto na gasolina ele consegue rodar mais tempo.

Em primeiro lugar, comparando o Ford Ka com o Renaut Sandero, o modelo da Ford consegue percorrer 1,6km a mais em rodovias utilizando etanol. Já em comparação com o Fiat Uno, a diferença é de 400m.

Quando abastecido com gasolina, a vantagem nas rodovias segue existindo. Em relação ao Sandero, a capacidade do Ford Ka é 1,5km superior. Já em relação ao Fiat Uno é 600m maior.

Contudo, em relação ao consumo urbano, em cidades e bairros, o Renault Sandero é superior. No consumo de etanol, a capacidade é 300m superior que os dois concorrentes. Já em relação à gasolina, consegue percorrer 700m a mais que o Ford Ka e 1,1km a mais que o Fiat Uno.

Melhor carro para Uber Black

A categoria Black oferece os serviços de luxo da Uber. Os carros são muito mais requintados e de cor preta, obrigatoriamente. Ele tem uma bandeirada de R$5 e cobra uma taxa de R$2,42 por km percorrido.

Ford EcoSport

Vendido a partir de R$78.990, o veículo possui 3 cilindros, 1.5 137 cv. O carro possui direção elétrica e capacidade de carga útil de 433kg. Além disso, o porta-malas suporta até 362L. Em relação ao consumo de combustível, pode ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina. Ele percorre, em consumo urbano, 8,3km/L e 11,6km/L, respectivamente. Já na estrada, tem capacidade de 9,0km/L de etanol e 13,1km/L de gasolina.

Hyundai Tucson

Com preço sugerido de R$74.990, o Hyundai Tucson é mais um modelo vantajoso de SUV. Com motor 1.6 turbo, 177 cv, a capacidade de km por litro consumido em cidades é de 5 km/L com etanol e 7,1 km/L com gasolina. Já em estradas, a capacidade aumenta para 5,9 km/L com etanol e 8,3 km/L com gasolina. Além disso, seu porta-malas tem capacidade para 513 L.

Mitsubishi Outlander

O SUV da Mitsubishi custa bem mais que seus concorrentes – preço médio de R$149.000. Contudo, oferece uma vantagem enorme: mais espaço. Diferente dos outros veículos, o Outlander pode se expandir e comportar até 7 pessoas. Com essa capacidade máxima de passageiros, seu porta-malas suporta até 150L. Com 5 bancos rebatidos, suporta até 715L. Em relação ao consumo, consegue percorrer até 10,8km/L de diesel e 10,4 km/L de gasolina na cidade. Já no percurso em rodovias, o consumo seria de 13,7 km/L com diesel e 12,1 km/L com gasolina.

Custo-benefício

Primeiramente, vale ressaltar que os dois primeiros modelos são abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina. Já o Outlander utiliza diesel, ao invés de etanol. Dessa forma, vamos comparar apenas o EcoSport e o Tucson no quesito etanol. Já em relação à gasolina, os três serão comparados normalmente.

Assim, o EcoSport sai na frente no consumo urbano. Isso porque tanto no etanol quanto na gasolina, ele consegue rodar mais tempo. No caso do etanol, consegue percorrer 3,3 km a mais que o Tucson. Já utilizando gasolina, é 1,2 km superior ao Outlander e 4,5km superior ao Tucson.

No consumo rodoviário o modelo da Ford também é superior. Consegue percorrer 4,8 km a mais que o Hyundai Tucson e 1km a mais que o Outlander com gasolina. Já no etanol, percorre 3,1km a mais que o Tucson.

Conclusão

Não existe o carro perfeito para ser motorista Uber. O motorista precisa avaliar todos os quesitos e escolher qual melhor atende suas necessidades.

Dessa forma, atenda a todas as exigências do Detran de sua cidade para ter em mãos todas as obrigatoriedades que seu carro deve seguir. Depois, escolha o que melhor se encaixa na sua condição de trabalho e no seu bolso.

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