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Plataforma que compara preço de serviços de transporte deve garantir R$ 500 milhões em economia em 2023

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Motorista
Alexander Willy
Alexander Willy

DRIVER, sistema agregador de mobilidade ligado aos principais aplicativos de transporte urbano do país, conseguiu gerar uma economia de 48% a diversas empresas em corridas no ano de 2022. 

Na última sexta-feira (19), a equipe do 55content conversou com Alexander Willy, fundador e CEO da WEXP – startup criada em 2019 pertencente ao grupo Willy – sobre o DRIVER, um dos principais serviços oferecidos pela empresa, e como ele foi uma alternativa à greve dos motoristas de aplicativo realizada no dia 15 para os colaboradores corporativos. 

Primeiramente, é importante mencionar que, com um enfoque em B2B, a WEXP se destaca como uma plataforma de autosserviço para colaboradores corporativos, oferecendo economia, controle e compliance.

O DRIVER é o responsável pelo gerenciamento da mobilidade corporativa. O sistema consegue fazer cotações de mais de 34 ofertas de corridas ao mesmo tempo, apresentando a corrida mais rápida e barata para o usuário. A funcionalidade atende hoje mais de 5 mil municípios no Brasil, além de todos os países do mundo onde o Uber está disponível. 

Além disso, através da plataforma, as empresas podem definir os fornecedores de transporte com os quais desejam trabalhar, como Uber, 99, cooperativas de táxi, entre outros. Os colaboradores têm acesso a um aplicativo para solicitar viagens, que pode ser utilizado tanto para corridas de táxi quanto para solicitar motoristas de aplicativos de transporte.

A empresa oferece uma política de uso personalizável, permitindo que as empresas estabeleçam regras e restrições, como limites de valores, quilometragem mínima e máxima, e opções interestaduais. Dessa forma, a empresa tem controle sobre os gastos com mobilidade e pode garantir a conformidade com suas políticas internas.

Além disso, a plataforma da WEXP possui recursos adicionais, como o módulo de reembolso de quilometragem, que permite o controle e reembolso adequado das despesas de transporte dos colaboradores. Também é oferecido um módulo de expend, para gestão de despesas e reembolsos, de forma simplificada e amigável.

Durante a entrevista, Willy destacou que a empresa tem como princípio atender às demandas do mercado. “Ao identificar a oportunidade de oferecer uma solução mais eficiente e econômica para o gerenciamento de mobilidade corporativa, a WEXP se adaptou e desenvolveu uma plataforma inovadora, conquistando a confiança de grandes empresas, como a Nestlé, Danone, Petrobras e recentemente o Ministério da Economia. Atualmente a empresa conta com mais de 130 mil usuários ativos.” 

“A principal proposta da WEXP é gerar economia para seus clientes por meio de seu modelo SaaS (Savings as a Service). A plataforma visa ajudar as empresas a reduzirem custos, e elas pagam apenas uma porcentagem do valor economizado. Nos últimos 12 meses, a média de redução de custos para todos os clientes da WEXP de 48%, o que representa uma economia potencial de quase 500 milhões de reais”, afirma o CEO. 

Outro diferencial da WEXP é que ela se tornou um banco virtual e emite cartões de crédito da bandeira Mastercard. Com isso, a WEXP  entra em competição direta com grandes players do mercado, como Ticket, Alelo, Sodexo, VR, Flash e Caju, nas áreas de alimentação, refeição e despesas corporativas.

O executivo ainda destacou a importância da rapidez no atendimento aos clientes corporativos. “A WEXP se sobressai com um tempo médio de espera de apenas 5 minutos para que o motorista chegue ao local do usuário, sendo que em 72% dos casos o tempo de espera é de apenas 1 minuto. Isso contrasta com os 15 a 20 minutos de espera relatados pelos usuários de aplicativos mais populares do mercado”, afirma Willy. 

Ao ser questionado sobre como seu serviço poderia ser uma alternativa à greve dos motoristas de aplicativo, o CEO disse que quando ocorrem paralisações ou escassez de veículos nos aplicativos convencionais, o serviço DRIVER da WEXP atua como um meta-agregador, conectado a diversos players do mercado de transporte. Isso porque a plataforma possui um sistema automático de upgrade, no qual direciona os usuários para táxis quando os aplicativos de transporte enfrentam problemas de disponibilidade. Ou seja, quando os motoristas de aplicativos entram em greve, os usuários do DRIVER têm a opção de utilizar serviços de táxi para se locomover. Atualmente o DRIVER pode conectar os clientes a 300 cooperativas de táxis,

“Essa alternativa oferecida é vantajosa porque garante aos usuários acesso a um serviço de qualidade e preços mais vantajosos durante essas situações. Ao integrar-se a cooperativas de táxi e disponibilizar essa opção aos usuários, a WEXP se torna uma solução viável e econômica quando os aplicativos de transporte enfrentam paralisações. Na segunda-feira (dia da paralisação), por exemplo, o presidente de um de nossos clientes do setor farmacêutico foi solicitar uma corrida pela Uber e ela estava custando 112 reais. Pois bem, ele abriu o nosso aplicativo e viu que indo de táxi, a viagem custaria 22 reais, ou seja, um preço seis vezes menor que o da Uber. Então, no final, ele fez uma economia de 90 reais”, explica Willy. 

Sobre o futuro da WEXP, Williy mencionou que a empresa está sempre em busca de inovação e expansão. Com base no sucesso alcançado até o momento, a empresa pretende continuar aprimorando suas soluções e expandindo sua base de clientes. 

“Nós temos planos de abrir a plataforma para o público em geral, incluindo usuários comuns, e estamos desenvolvendo nosso próprio meio de pagamento, o cartão de crédito da WEXP. Não queríamos correr o risco do cartão de crédito, então essa nova solução de pagamento permitirá que os usuários comuns depositem dinheiro em um cartão de crédito da WEXP e o utilizem para acessar os serviços oferecidos. Provavelmente essa nova funcionalidade estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2024”, projeta o CEO.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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