fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMotoristaPesquisa aponta que 80% das pessoas com deficiência sofrem preconceito em deslocamentos...

Pesquisa aponta que 80% das pessoas com deficiência sofrem preconceito em deslocamentos pela cidade

Estudo revela desafios enfrentados pela população com deficiência na mobilidade urbana no Brasil.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Locomotiva em colaboração com a Uber, 77% das pessoas com deficiência relataram ter passado por pelo menos uma das formas de discriminação descritas no estudo durante seus deslocamentos. 86% dos entrevistados expressaram preocupações com a segurança ao se deslocar, incluindo medo de furto/roubo, agressão física ou acidentes de trânsito.

A pesquisa também apresentou informações sobre os padrões de deslocamento dessa população, com 45% dos entrevistados que utilizam transporte público indicando ter alguma forma de restrição em suas áreas de residência. Além disso, 79% dos entrevistados afirmaram ter chegado atrasados ou perdido compromissos devido à falta de acessibilidade em suas rotas de deslocamento. O número representa aproximadamente 13 milhões de pessoas.

Entre a população PCD, as formas de deslocamento mais utilizadas são caminhar ou utilizar cadeira de rodas (50%) e carro particular (47%). Além disso, 43% dos entrevistados relatam utilizar transporte por aplicativo, 34% utilizam ônibus ou van municipal e 14% usam metrô. Para as pessoas com deficiência visual, as opções mais populares são caminhar e aplicativos de mobilidade urbana, com 54% dos entrevistados escolhendo essas opções.

Em relação às razões para se deslocar, 67% dos entrevistados relataram fazê-lo para atendimentos de saúde próprios, enquanto 36% fazem visitas a familiares e amigos e 34% para tratar de assuntos pessoais.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destacou que o estudo aponta para diversos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em suas jornadas pela cidade. A maioria dos entrevistados concorda que faltam opções de transporte seguro e confortável, o que evidencia a falta de acessibilidade e a discriminação enfrentada por essa população em suas rotas de deslocamento.

“A escassez de informação é apontada pelos entrevistados como uma das principais causas para o preconceito, que acarreta uma série de restrições em seus deslocamentos pelas cidades. Para combater o preconceito e promover uma sociedade mais inclusiva, é necessário educar a população para a inclusão de pessoas com deficiência. Empresas e governos precisam trabalhar juntos para implementar soluções efetivas e sustentáveis que garantam o direito de ir e vir, assegurando às pessoas com deficiência mais oportunidades de mobilidade pelas cidades”, afirma Meirelles.

Para Bárbara Galvão, líder global de Diversidade e Inclusão da Uber, a pesquisa é uma fonte importante para melhorar os processos e entender a experiência das pessoas com deficiência em relação à mobilidade urbana. Isso é essencial para que a empresa possa aprimorar seus serviços e torná-los mais acessíveis e inclusivos para essa população.

“Esse cenário de dificuldades em diversos modais de transporte que a pesquisa revela é algo pelo qual empresas, poder público e sociedade precisam estar atentos para conduzir um processo de educação sobre o tema. Na Uber, estamos comprometidos em tornar a plataforma cada vez mais inclusiva para todos que precisam se deslocar pelas cidades, inclusive com diversos materiais educativos sobre o tema, como o Guia de Acessibilidade e podcasts. É importante destacar também que o Código da Comunidade Uber e diversas políticas internas reforçam que o respeito é uma parte fundamental em qualquer interação e comportamentos discriminatórios podem levar à desativação da conta envolvida”, afirma Bárbara.

A seguir, confira outros dados da pesquisa “PCD e mobilidade”: 

  • 95% dos entrevistados concordam que as pessoas com deficiência enfrentam mais dificuldades ao se deslocar pelas cidades;
  • 92% concordam que a discriminação é uma realidade comum PCDs;
  • 61% relataram ter se sentido tristes ou deprimidos após terem problemas com acessibilidade durante seus trajetos;
  • 94% acreditam que a falta de informação é a principal causa dos casos de discriminação contra as PCDs;
  • 3 em cada 4 pessoas com deficiência têm medo de sofrer algum tipo de discriminação durante seus deslocamentos;
  • 77% das PCDs afirmam ter mudado a forma como se deslocam pela cidade devido ao preconceito ou discriminação;
  • A maioria dos casos de discriminação durante o deslocamento ocorreu nas ruas/trânsito (66%), seguido do transporte público (63%) e táxis/aplicativos de mobilidade (43%);
  • 70% dos entrevistados não acreditam que haverá uma punição adequada para aqueles que cometem atos de preconceito ou discriminação contra pessoas com deficiência.

De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 10,3% da população adulta brasileira apresenta algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 16,8 milhões de pessoas, de acordo com a projeção do IBGE para 2023. Dentre esses indivíduos, 6,1% possuem deficiência motora, 4,2% visual, 2,3% múltipla, 1,4% auditiva e 1,4% intelectual ou mental.

A pesquisa foi conduzida de forma presencial com 800 indivíduos com deficiência visual, auditiva, motora, intelectual ou múltipla que residem em 11 Regiões Metropolitanas do Brasil: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Brasília, com idade acima de 18 anos. O período de coleta de dados ocorreu entre 28 de fevereiro e 17 de março de 2023, e a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Uber Assist e UberWAV: categorias para PCDs 

A Uber oferece duas categorias de serviço para pessoas com mobilidade reduzida em algumas regiões do mundo: UberWAV e Uber Assist.

A categoria Uber Assist é destinada a passageiros com diversas necessidades de acessibilidade, incluindo idosos, grávidas e aqueles com limitações físicas, em que os motoristas fornecem assistência.

Os veículos utilizados pelos motoristas da Uber Assist devem ter a capacidade de acomodar uma cadeira de rodas dobrável e receber animais de assistência, como cães-guia.

A categoria UberWAV é especialmente adaptada para permitir que passageiros permaneçam em suas cadeiras de rodas durante a viagem, sem precisar desmontá-las. Os carros da categoria UberWAV devem ter rampas de entrada traseiras e restrições de quatro pontos para garantir a segurança e o conforto dos passageiros com cadeiras de rodas, que podem viajar acompanhados de um passageiro adicional.

Os modelos de carros elegíveis para a categoria UberWAV incluem Dodge Grand Caravan, Toyota Sienna, Honda Odyssey, Ford Transit Connect, Mercedes-Benz Metris, Chrysler Town & Country, Nissan NV200 e Toyota Pilot.

Para se tornar um motorista parceiro em ambas as categorias, é necessário realizar um curso oferecido por uma autoridade licenciada pelo país, que abrange o treinamento em acessibilidade, demonstrações de como dobrar e desdobrar cadeiras de rodas, além de orientações sobre como guiar passageiros com deficiências visuais e outras necessidades especiais.

Embora estejam presentes em muitas cidades do mundo, estas categorias da Uber ainda não estão disponíveis no Brasil.

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias