Nova modalidade já está presente em cidades como Nova York, Atenas, Seul, Montreal, Sydney e Madri. BH é a terceira a receber o serviço no Brasil
Os serviços de Uber Táxi e Táxi Promo já estão disponíveis para usuários de Belo Horizonte. Agora, taxistas também poderão fazer corridas pelo app.
BH é a terceira cidade do Brasil a receber o serviço. A primeira foi São Paulo, que começou a oferecer a opção em 2020, e Salvador, que ganhou o serviço no fim de 2022. A expectativa da empresa é que até o fim de 2025, o serviço esteja disponível em todas as cidades em que a Uber opera.
Para dirigir pela plataforma, os taxistas devem estar credenciados junto à BHTrans da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e devem baixar o app da Uber para parceiros. O cadastro será o mesmo de outros motoristas parceiros da Uber, e passará por processos de segurança, como a checagem de apontamentos criminais, além da apresentação da documentação de táxi exigida pela regulamentação municipal.

No Uber Táxi, o passageiro receberá uma estimativa de preço baseado na rota, porém o valor final é determinado pelo taxímetro do taxista. Os valores estão de acordo com a legislação municipal vigente. Ao final de cada corrida, o motorista é responsável por inserir o valor do taxímetro no app para realizar a cobrança.
No Uber Táxi Promo, o valor da corrida apresentado no app é o valor definitivo. Os valores são baseados na rota com desconto ao solicitar a corrida. Nessa modalidade, o valor da corrida é independente do valor do taxímetro. Esta categoria é optativa aos taxistas,
Os taxistas parceiros que se cadastraram na plataforma estarão sujeitos às regras e determinações da Uber, também vão usufruir de todas as ferramentas e recursos de segurança e deverão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte, de acordo com os Termos da parceria.
Ao G1, portal de notícias da Globo, a prefeitura de Belo Horizonte disse que as empresas que prestam serviços de agenciamento deverão estar cadastradas na BHTrans para a realização dessas atividades.
No final de março, publicamos aqui que o jornal Estado de Minas havia informado que a Uber já estava cadastrando taxistas na cidade.
Na época, o vereador Wesley Moreira (PP-MG), autor da lei que proíbe o banimento de motoristas de aplicativo sem aviso prévio na cidade e do detalhamento dos valores das tarifas, disse que ficou sabendo da notícia através de motoristas de aplicativo que estavam indignados com a novidade, pois, segundo eles, os taxistas têm grandes vantagens em relação aos motoristas de aplicativo, tais como a compra de veículos com desconto nos impostos, vagas exclusivas para embarque e desembarque, pontos de descanso, entre outros. “Alguns motoristas chegaram a investir R$ 100 mil para migrar para categoria black e ter ganhos melhores, agora haverá uma diminuição dos serviços desta categoria”.
O Brasil foi o segundo país da América Latina a receber a categoria, atrás apenas do Chile.
Na Turquia, a Uber trabalha apenas com a opção de Táxi em seu aplicativo. Na Inglaterra, a empresa possui uma categoria chamada Uber Local Cab ou Táxi Local, em que é possível solicitar um táxi de cooperativas locais através do aplicativo da Uber.