fbpx
55content-branco 2

“Os apps regionais foram o ponto positivo de 2023”, diz Francisco ‘Uber Pensador’

Um homem careca com barba, vestindo um traje formal azul com uma camisa branca e uma gravata, está gesticulando com a mão direita erguida, como se estivesse explicando algo ou fazendo uma apresentação. Ele parece estar falando e olhando para alguém fora do quadro, com uma expressão facial que sugere engajamento na conversa. Ao fundo, pode-se ver a inscrição "Advanced Technologies", indicando que ele pode estar em um contexto de tecnologia ou inovação.

PUBLICIDADE

O próximo convidado do quadro de final de ano do 55, é o motorista Francisco Bianchi, o Uber Pensador.

Com mais de 110 mil seguidores no Instagram, Francisco compartilha suas experiências de 2023 e sua expectativa para o próximo ano.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

Dia 23 deste mês completo 6 anos como motorista, e nenhum ano foi igual ao outro e tenho certeza que nos anos que ainda estão por vir também não serão. Quando lidamos com um serviço tão volátil e sensível como o nosso, temos que ter claro em nossa mente o tanto que ele sofre variações com o mercado, altas e baixas serão sempre constantes.

Falo isso tudo antes de responder a pergunta inicial para deixar claro o tanto que expectativas irreais podem prejudicar o lado psicológico do profissional, comprometendo consequentemente o desempenho.

Agora sim, olhando diretamente a pergunta. Em números absolutos tenho a percepção de que 2023 foi pior do que 2022, porém, também vejo que assim como em 2022 foi possível manter as contas em dia mantendo bom planejamento financeiro.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Superar novos desafios gerados pela nova concorrência apresentada pelo Uber Moto. Que apesar de ser um trabalho novo e que tem seu espaço, impacta diretamente a demanda das categorias de base.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

A entrada de alguns aplicativos regionais e/ou novos no mercado de forma organizada tem ajudado os motoristas a terem mais possibilidade de escolher como trabalhar, principalmente fora dos grandes centros.

E negativa, encerramos mais um ano sem definições claras sobre uma regulamentação positiva para que possamos desenvolver nosso trabalho de forma mais segura juridicamente.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Porque dentro da minha expectativa de receita e da minha possibilidade de trabalho, foi possível manter as contas em dia e seguir planejando e projetando próximos passos.

Olhando de forma bem honesta, são poucas vagas disponíveis no momento que de imediato gerem receita melhor do que como motorista de app, tendo boa experiência e aproveitando os app’s da melhor maneira.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

Assim como deveria se fazer sempre, sempre seguir buscando conhecimento e se mantendo atento a oportunidades para crescer como motorista executivo ou buscar recolocação no mercado de trabalho.

Além disso, refinar sempre a atenção ao controle financeiro, é uma chave importante para entender custos e receitas e assim conseguir se manter distante de problemas dessa natureza.

O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?

Que nós tenhamos mais segurança para trabalhar de forma mais eficiente e mais lucrativa.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Fazer diferente do que vinha fazendo até então. Inovar de forma sustentável e controlada. Seja organizando melhor as contas para gastar menos e ter lucro maior, introduzindo um sub negócio como venda de produtos ou buscando se capacitar continuamente com o intuito de se desenvolver para avançar para o transporte executivo especializado.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE