A Copa do Mundo é um dos maiores eventos de entretenimento do planeta, e, neste documento, apresentamos números do mercado de corridas de aplicativos aqui no Brasil, durante os jogos da Seleção na Rússia.
Os dados foram obtidos a partir das corridas realizadas pelos aplicativos que usam a tecnologia Machine. São centenas de apps presentes em todo país.
Os quatro primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018 indicam, entre outras tendências, aumento na quantidade de solicitação de corridas uma hora antes do início dos jogos. No intervalo das partidas, há considerável decréscimo percentual, comparando-se com indicadores do mesmo horário do dia da semana anterior.
- 14h: aumento de 186% de solicitações em relação ao mesmo horário do domingo anterior.
- 16h: queda de 37% na quantidade de corridas solicitadas em relação à mesma hora do domingo anterior.
- 8h: queda de 19% em relação à sexta-feira anterior.
- 9h: queda de 36% em relação à sexta-feira anterior.
- 10h: queda de 55% em relação à sexta-feira anterior.
- 14h: aumento de 306% das corridas solicitadas em relação ao mesmo horário da quarta-feira anterior.
- 16h: queda de 48% das corridas solicitadas em relação ao mesmo horário da quarta-feira anterior.
- 10h: aumento de 100% das corridas solicitadas em relação ao mesmo horário da segunda-feira anterior.
- 12h: queda de 20% em relação ao mesmo horário da segunda-feira anterior.
- 13h: aumento de 62% das corridas solicitadas em relação ao mesmo horário da segunda-feira anterior.
- 14h: aumento de 43% das corridas solicitadas em relação ao mesmo horário da segunda-feira anterior.
Considerações finais
Os números indicam aumento considerável na quantidade de solicitações de corridas em aplicativos uma hora antes do jogo, o que significa oportunidade para motoristas.
Os índices do segundo jogo do Brasil, que foi realizado às 9h, indicam que o horário do jogo pode interferir também na demanda de corridas. Nesse dia, observa-se queda na quantidade de solicitações uma hora antes do jogo, em relação à mesma hora da semana anterior. Uma hipótese é que as pessoas tenham sido dispensadas do trabalho e ficaram em casa para assistir ao jogo.
No entanto, os jogos realizados depois das 9h, mesmo sendo de manhã, como o duelo Brasil x México, apresentaram aumento de mais 100% nas solicitações uma hora antes de jogo. Uma hora antes do jogo Brasil x Sérvia, realizado sexta-feira às 15h, houve aumento da demanda de 306% em relação ao mesmo horário da semana anterior.