fbpx
terça-feira, novembro 28, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMotoristaAplicativos de Transporte"Nossa taxa varia entre 5% e 20%", diz representante da Maxim

“Nossa taxa varia entre 5% e 20%”, diz representante da Maxim

Segundo Leonardo Persivo, motoristas que aceitam atribuições automáticas, corridas agendadas e os que adesivam seus veículos, pagam taxas menores. Maxim também oferece “passe livre”.

Quem mora nas grandes cidades do Brasil e já está acostumado com Uber e 99, acaba se surpreendendo ao visitar o interior e conhecer aplicativos regionais e até internacionais especializados em atuar nesse tipo de local.

É o caso da Maxim.

A empresa começou há aproximadamente 10 anos, quando a marca passou a operar em regiões da Ásia e, posteriormente, da América Latina.

No Brasil, a empresa iniciou suas operações no Recife em 2021.

Segundo o Relações Públicas do grupo, Leonardo Persivo, a empresa atua aqui sob a marca Maxim Viagens & Entregas, e o serviço é administrado por uma empresa brasileira independente e uma equipe local, que detém as licenças e direitos de software necessários para a sua operação. “Temos grandes planos, que estão sendo implementados com sucesso”.

Atualmente, a empresa opera em 15 países.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.

Cálculo de tarifas é semelhante aos da concorrência

Assim como o padrão no mercado, Persivo explica que o cálculo automático das tarifas e o valor de cada viagem é determinado levando em consideração diversos fatores, como a relação custo-benefício, a demanda por serviços e o número de motoristas ativos em cada região da cidade.

Além disso, o sistema também considera as condições climáticas, o tráfego e a concorrência.

Em períodos de alta demanda, pode ser aplicado um coeficiente dinâmico que aumenta o valor da viagem, incentivando mais motoristas a atenderem os pedidos e reduzindo o tempo de espera dos usuários. Quando o equilíbrio entre oferta e demanda é restabelecido, os preços retornam ao valor padrão. “Em geral, buscamos manter o equilíbrio certo, de modo que o Serviço esteja disponível para o maior número possível de usuários e seja lucrativo para os motoristas”.

Taxa do motorista varia entre 5% e 20%

Segundo Persivo, a taxa de serviço varia entre 5% a 20% e esse valor pode variar dependendo da forma como os pedidos são distribuídos para os motoristas. As viagens com atribuição automática e as agendadas possuem taxas menores.

No site da empresa, a atribuição automática é descrita como pedidos próximos do motorista sem detalhes adicionais dos clientes. “São pedidos próximos e sem solicitações especiais por parte dos clientes. Realizando esse tipo de pedido, você economiza combustível, tempo e diminui as viagens vazias”.

Além disso, a taxa também varia de 5% a 15% com base na presença de adesivos da Maxim no veículo do motorista.

Em algumas cidades, é oferecida a opção de “compra de passe livre”, permitindo que os motoristas operem com uma taxa de 0% durante o período de validade do passe. Todos os detalhes sobre as taxas podem ser consultados no escritório local da Maxim ou por meio do serviço de atendimento ao cliente.

A empresa afirma que uma das principais vantagens de usar o aplicativo Maxim para motoristas é a baixa taxa cobrada, juntamente com a facilidade de uso e uma variedade de recursos disponíveis. “O aplicativo permite que os motoristas configurem suas preferências individuais com base em seus horários de trabalho, oferece filtros por tipos de pedidos, bairros e a opção de seleção manual ou automática de pedidos. No modo automático, por exemplo, as viagens são selecionadas com base na localização do motorista, permitindo que ele receba um novo pedido próximo ao local em que finalizou a última viagem. Isso reduz o tempo de inatividade do veículo e aumenta o potencial de ganhos”, esclarece Persivo. 

O especialista em relações públicas da empresa destaca que a presença dos adesivos da Maxim no veículo não só garante uma taxa reduzida, de 5% em algumas cidades, como também oferece acesso prioritário aos pedidos.

No caso dos mototaxistas, o uso de acessórios da marca, como camisetas, jaquetas e capacetes, proporciona uma taxa reduzida e também ajuda a destacá-los no trânsito.

“Além disso, a Maxim valoriza a comunicação com os motoristas e busca resolver quaisquer problemas de forma eficiente. Muitas cidades onde o serviço está presente contam com escritórios locais, nos quais equipes estão disponíveis para fornecer suporte off-line e responder a todas as dúvidas dos motoristas. Independentemente da existência de um escritório na cidade, a equipe de suporte da Maxim está prontamente disponível para fornecer feedback imediato, 7 dias por semana”, explica o representante.

Ele ainda ressalta que a segurança tanto dos motoristas quanto dos clientes é uma preocupação fundamental para a Maxim.

O serviço realiza a verificação do CPF dos usuários, proporcionando uma análise inicial para garantir uma interação segura. Além disso, o aplicativo oferece a opção de pagamento com cartão.

Expansão no Brasil e competitividade

Atualmente, a Maxim está presente em mais de 50 cidades em todo o Brasil, com planos de focar no desenvolvimento e na melhoria da qualidade do serviço em todas as cidades onde já está estabelecida.

Apesar de não divulgar o número de corridas realizadas, Leonardo Persivo revela que, de acordo com o grau de atividade, é possível destacar as 5 principais cidades: Santarém (PA), Franca (SP), Rio Branco (AC), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). “Mas, como já mencionamos, estamos aumentando a atividade em todas as cidades onde estamos presentes”, complementa. 

Em relação à concorrência com empresas como Uber, 99 e inDrive no Brasil, o representante ressalta que a Maxim oferece algumas vantagens competitivas. “Além da taxa reduzida para os motoristas, o serviço busca manter preços acessíveis para os passageiros, oferecendo uma ampla variedade de serviços e tarifas que atendem às necessidades dos usuários. Códigos promocionais e descontos personalizados tornam o valor das viagens ainda mais acessível”, explica. 

O aplicativo também permite que os passageiros definam o preço de sua viagem por meio de um modelo de leilão, dando-lhes a flexibilidade de escolher o valor adequado.

Em períodos de maior demanda, os passageiros têm a opção de aumentar o valor da viagem para torná-la mais atraente para os motoristas.

“Das grandes empresas do mercado, a Maxim é a mais jovem. Temos encontrado nosso público. O número de pedidos que recebemos e atendemos continua aumentando. Não contamos os shares de mercado, especialmente porque quase não há estatísticas gerais confiáveis em relação a esse mercado. O que é mais importante para nós é a satisfação de nossos usuários. Poderemos compartilhar medições sobre esse tópico em certo momento do desenvolvimento do serviço”, conclui o representante da empresa. 

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias