Há duas situações para essa pergunta ser feita: antes e durante a viagem. Mas, afinal, o motorista Uber pode esperar?
Não apenas na Uber, mas em qualquer aplicativo, o tempo de espera é algo polêmico e que pode gerar momentos de tensão entre motoristas e passageiros.
Por isso, a necessidade de regras bem claras para que ambos os lados tenham uma boa experiência.
No dia a dia do trabalho, podem haver dois momentos em que o motorista é “provocado” a esperar.
O primeiro é o momento de embarque do passageiro. O segundo é quando a corrida já está em andamento e o passageiro solicita que o motorista aguarda enquanto ele realiza uma outra atividade, como esperar alguém, realizar alguma compra e etc.
Motorista Uber pode esperar?
Sim, mas isso não quer dizer que essa espera será gratuita. Em setembro de 2019 a empresa mudou a política de espera e passou a cobrar uma taxa extra dos passageiros.
O tempo para cobrança muda de acordo com a cidade, mas varia entre dois e cinco minutos após a chegada do motorista.
Em relação à espera com a corrida em andamento, o motorista tem a total liberdade de escolher se espera ou não. Vale lembrar que o minuto também é pago na Uber, porém, é um valor relativamente baixo.
Em uma simulação realizada na cidade de Niterói, o valor da minutagem para o passageiro estava em R$0,15.
Como funciona a taxa de espera?
Quando o motorista chega ao local de embarque, o passageiro é notificado automaticamente.
Nesta notificação o passageiro já é informado sobre a cobrança por espera. Os minutos extras serão cobrados até que a viagem seja iniciada.
É importante destacar que essa taxa não influencia no tempo mínimo para o motorista cancelar a viagem. Em contrapartida, o valor só será cobrado caso a viagem seja concluída.
Caso o passageiro não apareça, o motorista poderá cancelar a viagem normalmente e a taxa de cancelamento será cobrada, mas, neste caso, o tempo de espera também não será cobrado.
O custo do tempo de espera é o mesmo da taxa por minuto das viagens. Veja abaixo um exemplo: