“Lançamento do 99Moto e Uber Moto reduziu a demanda por viagens”, afirma Ian Rocha

ponto de exclamacao .png
Motorista
Ian Rocha
Ian Rocha

O quarto entrevistado da série da 55 com motoristas de aplicativo avaliando o ano de 2023 e as perspectivas para 2024 é o influenciador, Ian Rocha. O motorista conta com 185 mil inscritos em seu canal no YouTube “Motorista 6 estrelas” e quase 55 mil seguidores no TikTok.

Para ele, a chegada das modalidades Uber Moto e 99Moto diminuíram as demandas por viagens de carro. Além disso, o influenciador afirma que a ferramenta implementada pela Uber intitulada ‘Radar de Viagens’ foi um artifício usado pela empresa para aumentar seus ganhos e cobrar uma taxa de até 40% dos motoristas em suas corridas.

Ian ainda elogia as ferramentas gratuitas do StopClub: ‘Cálculo de Ganhos’ e ‘Cálculo de Custos’ e se mostra preocupado com o futuro e com a possível regulamentação que será implantada em 2024. Ele opina que além das plataformas de aplicativos, os motoristas terão a influência adicional de dois novos agentes: as entidades governamentais e as organizações sindicais. Segundo ele, essa situação poderá complicar ainda mais a possibilidade de elevar os rendimentos da categoria.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

2023 foi melhor ou pior para quem é motoristas de aplicativo em relação a 2022? Por que?


O ano de 2023 representou um declínio para os motoristas de aplicativos de transporte em comparação com 2022. Essa piora se deve, em grande parte, ao lançamento das modalidades Uber Moto e 99Moto no início do ano, que reduziu a demanda por viagens de carro. Com base na minha experiência, essa queda na demanda foi de aproximadamente 30%. Paralelamente, houve um aumento nos custos dos aluguéis de veículos sem qualquer ajuste correspondente nas tarifas. Considerando ainda os efeitos da inflação, os motoristas enfrentaram uma perda dupla: diminuição da renda e aumento de despesas, resultando em uma redução do poder aquisitivo.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Sem dúvidas lidar com a chegada do Uber Moto e 99Moto, uma vez que já precisávamos de reajuste de tarifa a anos e ainda perdemos mais poder de resultado com a chegada dessa modalidade.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

Aspecto Positivo: Um desenvolvimento positivo notável para os motoristas de aplicativos de transporte em 2023 foi a introdução de duas ferramentas gratuitas pela StopClub, nomeadas ‘Cálculo de Ganhos’ e ‘Cálculo de Custos’. Estas ferramentas oferecem uma grande ajuda aos motoristas na luta contra a exploração por parte de aplicativos como Uber e 99. Com elas, os motoristas podem rapidamente avaliar se uma corrida será financeiramente vantajosa ou não, possibilitando uma decisão informada em apenas 10 segundos. Esta inovação representa um passo importante na promoção de uma maior consciência sobre os custos reais e os potenciais ganhos de cada viagem.

Aspecto Negativo: Por outro lado, a introdução do ‘Radar de Viagens’ pela Uber, embora possa parecer uma adição útil à primeira vista, na realidade, tem se mostrado prejudicial aos motoristas. Conforme relatado em uma matéria da Forbes e discutido em detalhes no meu canal do YouTube, essa ferramenta permitiu à Uber aumentar sua taxa para mais de 40%. Este aumento é frequentemente não percebido pelos motoristas, muitos dos quais não fazem cálculos detalhados de seus ganhos. Assim, o ‘Radar de Viagens’, longe de ser um benefício, representa na verdade uma estratégia da Uber para aumentar seus lucros à custa dos motoristas.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Pelo mesmo motivo que valia em 2015 quando a Uber chegou no Brasil e popularizou o trabalho como motorista de aplicativo devido a sua flexibilidade. Essa modalidade permite que os motoristas façam seus próprios horários, conciliando com outras atividades ou compromissos. Eles têm a liberdade de escolher trabalhar durante o dia ou à noite, e podem usar os aplicativos como uma fonte de renda extra, caso já tenham outra. Além disso, não é necessário ter uma formação específica para se tornar motorista de app, e muitas vezes a renda obtida supera o salário mínimo, que é comum entre a maioria dos brasileiros sem formação. Por estas razões, trabalhar como motorista de aplicativo pode ser uma opção mais vantajosa em comparação com outras oportunidades de trabalho disponíveis.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

Infelizmente, estou preocupado com 2024. Se já enfrentamos dificuldades atualmente, a situação pode se agravar com a possível regulamentação dos motoristas de aplicativos no próximo ano. As discussões e decisões até agora não parecem trazer melhorias para os motoristas. Analisando de forma realista, não espero um aumento nas tarifas, pois nunca ocorreu antes. Com a regulamentação, além dos aplicativos, teremos mais dois “sócios”: o governo e os sindicatos, o que pode dificultar ainda mais o aumento dos nossos ganhos.

É essencial que os motoristas entendam que este trabalho deve ser visto como um degrau para oportunidades melhores, dada a sua natureza incerta, injusta e insegura. É crucial fazer um controle financeiro, planejar metas, definir objetivos e controlar custos. Muitos não sabem quanto realmente ganham, pois desconhecem seus gastos reais. Ao ver o faturamento bruto nos aplicativos, muitos acreditam estar ganhando bem, mas na realidade, mais de 50% disso é consumido por custos, o que explica a falta de dinheiro no fim do mês. Portanto, é vital para os motoristas planejar-se e entender seus custos, para assim escolher corridas de forma mais estratégica e alcançar resultados melhores, visando a melhoria de vida.

O que você para deseja para esta profissão para o próximo ano?

Reajuste de tarifa, uma plataforma menos autoritária que dê chance ao motorista de entender porque foi desligado ou que o governo nos ajude com isso.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Escolher as corridas certas.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar