fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMotoristaGrupo de trabalho para regulamentar aplicativos já tem data para começar. Veja...

Grupo de trabalho para regulamentar aplicativos já tem data para começar. Veja quando

A primeira reunião do GT irá acontecer em Brasília no dia 5 de junho. Segundo o decreto, os trabalhos devem durar até o final de setembro, podendo ser prorrogado por mais 150 dias.

O ministro do trabalho e emprego Luiz Marinho reuniu ontem os indicados do governo para o grupo que vai propor uma nova regulamentação para o trabalho em aplicativos de transporte e entregas.

“Vamos chegar a um consenso, numa proposta que tenha participação de todos, representantes do governo, trabalhadores e empregadores”, disse o ministro.

Os outros representantes do governo sairão das seguintes pastas: Advocacia-Geral da União, Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência da República, Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Fazenda, Justiça e Segurança Pública, Previdência Social e Transportes.

Até a publicação do texto, o Ministério do Trabalho não confirmou os nomes que vão representar cada uma das pastas.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, foi anunciado como o secretário-executivo do GT. “Vamos discutir diversas questões que afetam diretamente a relação de trabalho entre empresas e empregados, como condições de trabalho, jornada, segurança e proteção social, além de outros pontos. É uma agenda complexa, mas precisamos alcançar uma solução negociada com as partes envolvidas para chegarmos a uma legislação que atenda ao setor e preserve os direitos dos trabalhadores”, afirmou.

Além dos 15 nomes que vão representar o governo, outros 15 irão representar as empresas e mais outros 15 os trabalhadores.

Na representação do trabalhadores, as indicações estão sendo feitas por 6 centrais sindicais: Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Força Sindical – FS, Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e União Geral dos Trabalhadores – UGT.

Por enquanto, os indicados foram Antônio Neto (CSB), Nicolas Souza Santos (CSB), Edvaldo Lopes de Queiroz (CTB) e Valter Ferreira da Silva (CTB).

Segundo o ministério, uma reunião preparatória será marcada também com as bancadas dos trabalhadores e outra com a dos empregadores.

Vinícius Guahy
Vinícius Guahy
Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias