Governo e agência negam campanha após críticas de motoristas e influenciadores.
Motoristas de aplicativos e influenciadores vêm postando nos últimos dias o que seriam negociações entre uma agência de marketing e motoristas de aplicativo para uma campanha do governo federal em defesa do PLP 12/2024, que regulamenta o trabalho de motoristas no Brasil.
A agência contratada pelo governo seria a KM Mídia, especializada em adesivar veículos de motoristas de app com publicidades.
Em vídeo nas suas redes sociais, o motorista Cláudio Sena expressou seu descontentamento com a campanha.
“A ação governamental está sendo promovida por agências de marketing e publicidade de todo o Brasil”, afirmou Sena. Essas agências oferecem R$ 230 aos motoristas que adesivarem seus veículos com campanhas em favor do PL 12/2024, exigindo que percorram pelo menos 2.500 km com o adesivo, sem possibilidade de trocar de veículo, para aqueles que utilizam carros alugados, durante a campanha.
Sena relembra que empresas de aplicativo já realizaram campanhas semelhantes, citando que a 99 ofereceu R$ 500 aos motoristas para adesivar seus carros com adesivos da empresa, enquanto a inDrive ofereceu apenas R$ 250. Ele critica a eficácia da campanha, duvidando que haja motoristas suficientes dispostos a apoiar uma iniciativa tão controversa.
Em um print de conversa entre a agência e um motorista, uma funcionária da empresa oferece R$ 160 para um motorista adesivar seu veículo com a campanha do governo federal por 30 dias e percorrer 2500 km.
O motorista e influenciador, Fernando Floripa, também expressou preocupação e desaprovação em relação a esta campanha.
“O governo está querendo oferecer R$ 230 para o motorista que fizer propaganda do projeto de lei em seu carro, dizendo que a lei é boa para nós motoristas,” afirmou Fernando. Ele descreve a proposta como uma tentativa de “nos empurrar um projeto ‘lindo e maravilhoso'”, embora, na sua visão, beneficie principalmente o governo, os sindicatos e as empresas de aplicativos.
Questionada pela equipe do 55content sobre a campanha, a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho negou. “Tal informação não procede. O PL 12/2024 está em discussão no Congresso Nacional. Transparência e diálogo são os melhores antídotos para combater a desinformação sobre a proposta do PL dos apps”.
A agência Km Mídia, citada nos vídeos e em prints, negociando com motoristas a colocação dos banners em defesa da regulamentação, afirmou que a campanha do Governo Federal referente ao PL 12/2024 não será veiculada pela operação da empresa. “O KM Mídia é um veículo de comunicação que intermedia anúncios entre marcas e carros de aplicativo sem que haja qualquer vínculo com seus anunciantes. Temos atuação nacional e já trabalhamos com grandes players no mercado, impulsionando seus resultados ao mesmo tempo em que proporcionamos ganhos extras aos motoristas. Reiteramos nossa responsabilidade em vetar a divulgação de alguns produtos e serviços que possam causar controvérsia e prejuízo de alguma forma à sociedade”, disse o gerente operacional da agência, Gabriel Pinhatti.
Questionado se houve contato do governo com a agência, Pinhatti respondeu que não tinha informações sobre qualquer tipo de negociação. O gerente não respondeu sobre a veracidade de prints de propostas da agência a motoristas.