Bruna Navarro para Redação 55content.
A Uber possui uma página para explicar aos passageiros quais são as informações que ela disponibiliza sobre eles para os motoristas.
Segundo a empresa, a política de privacidade implementada pela companhia garante que os motoristas tenham acesso limitado às informações dos usuários. Quando um usuário solicita uma corrida, o motorista vê apenas a avaliação do passageiro, o local de partida e o destino aproximados.
Já ao aceitar a corrida e durante o trajeto até o passageiro, o motorista visualiza apenas o primeiro nome do usuário e o local de partida específico.
Durante o percurso, o aplicativo revela ao condutor somente o primeiro nome e o local de destino do passageiro, restringindo assim o compartilhamento de informações pessoais.
O término da viagem marca também o fim do acesso do motorista às informações do usuário. Restam visíveis apenas o local inicial e final da corrida, sem identificação adicional do passageiro. A Uber faz questão de enfatizar que os motoristas parceiros não têm acesso ao sobrenome, ao número de telefone, à avaliação feita sobre eles ou à foto de perfil dos passageiros, solidificando a confiança na proteção de dados dos usuários.
Muitos motoristas reivindicam a importância da foto do passageiro durante a corrida, pois, segundo eles, seria uma camada a mais de proteção.
Recentemente, uma lei obrigando que as plataformas colocassem a foto do passageiro para os motoristas chegou a ser aprovada no Amazonas. No entanto o governador do estado vetou a proposta, após a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, grupo que representa aplicativos como Uber e 99, encaminhar uma manifestação apontando que há limitações de cunho operacional na medida.