Golpistas se aproveitam da funcionalidade U-Código da Uber para redirecionar viagens e cobrar preços elevados.
A Folha de São Paulo noticiou que motoristas de app estão utilizando uma funcionalidade de segurança para aplicar um golpe conhecido como “golpe do código de segurança” em passageiros desavisados.
A fraude consiste em solicitar o código de segurança da corrida por meio do chat do aplicativo antes de chegar ao local de embarque. Caso o passageiro informe o número, os motoristas conseguem acionar viagens longas por preços elevados.
A ferramenta conhecida como U-Código é uma medida de segurança da Uber projetada para garantir viagens mais seguras. Ao ativar o U-Código nas configurações do aplicativo, cada vez que o passageiro solicita uma corrida, um código de quatro dígitos é gerado e deve ser fornecido verbalmente ao motorista para que a viagem seja iniciada. O objetivo do código é servir como uma verificação tanto para o passageiro quanto para o motorista de que estão na viagem correta.
Em resposta às denúncias, a Uber confirmou ao jornal a existência de casos de fraude envolvendo o código de segurança. A empresa afirmou estar comprometida em atualizar e fortalecer seus processos internos para proteger a plataforma e os usuários. Além disso, ressaltou a importância de não compartilhar o código com o motorista antes de sua chegada ao ponto de embarque. A Uber recomenda que o código seja fornecido pessoalmente, no momento em que ocorre o encontro entre o usuário e o motorista.
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A empresa enviou um e-mail a todos os seus clientes para esclarecer o funcionamento do U-Código e pedir que os usuários não forneçam o número antes de embarcarem no veículo. A empresa reforçou que, em caso de suspeita de crime por parte de qualquer uma das partes envolvidas, é recomendado acionar as autoridades competentes. A Uber conta com uma equipe especializada pronta para colaborar com as investigações.