“Fake news espalhadas durante o debate pela regulamentação causou confusão entre os trabalhadores”, afirma representante dos motoristas

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Motorista
Carina Trindade, presidente do Sindicato dos Motoristas Particulares por Aplicativos do Rio Grande do Sul, falando em evento público.
Carina Trindade, presidente do Simtrapli-RS, durante um debate sobre os desafios e a organização da classe de motoristas de aplicativo.

Dando continuidade ao especial de fim de ano da 55, a bola da vez está com a motorista Carina Trindade, uma das indicadas para representar a categoria dos trabalhadores no debate sobre a nova regulamentação do trabalho em aplicativos, presidente do Simtrapli RS, e secretária geral da ALMA RS. 

Carina relata que ser motorista de aplicativo tem se tornado mais difícil ao longo dos anos, com piora nas condições de trabalho, especialmente em relação aos ganhos. Ela destaca que 2023 foi particularmente desafiador, sem aumento real nos ganhos e sem avanços na segurança, deixando motoristas vulneráveis enquanto trabalham longas horas para sustentar suas famílias.

A motorista aponta a necessidade urgente de regulamentação no setor para proteção social e remuneração justa dos motoristas. Ela menciona a confusão gerada por fake news no debate sobre regulamentação e CLT, dividindo opiniões entre os motoristas.

Carina, com sete anos de experiência, anseia por mais segurança nas viagens pagas em dinheiro e um cadastro mais seguro dos passageiros. A representante enfatiza a importância de ser reconhecida como mais do que um número nas estatísticas, valorizando a segurança e a vida dos motoristas.

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2023 foi melhor ou pior para quem é motoristas de aplicativo em relação a 2022? Por que?

Ser motorista de aplicativo tem se tornado cada vez mais desafiador ao longo dos anos. Em vez de progressos, as plataformas parecem regredir, especialmente no que diz respeito à remuneração dos motoristas. O ano de 2023 foi particularmente difícil, superando 2022 em termos de desafios. Não houve aumento real nos ganhos, e a falta de um processo rigoroso para o cadastro de passageiros manteve a segurança dos trabalhadores em um nível baixo. Estes profissionais, dedicando mais de 12 horas diárias ao trabalho, continuam lutando para sustentar suas famílias sob condições cada vez mais difíceis. Ou seja, a carga horária só aumenta, e os ganhos só diminuem.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

O principal problema foram as fake news espalhadas durante o debate pela regulamentação que causou confusão entre os trabalhadores, com alguns apoiando e outros se opondo, tanto à regulamentação proposta quanto à CLT. É urgente que haja uma regulamentação para garantir que os motoristas tenham proteção social adequada e uma remuneração justa.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

Positivo: É benéfico que um grupo de trabalho para a regulamentação tenha sido estabelecido, expandindo a discussão por meio da formação de frentes parlamentares e da realização de audiências públicas sobre o assunto.

Negativo: No entanto, ainda não se alcançou um consenso, e a circulação de notícias falsas sobre a regulamentação é preocupante.”

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Acredito que todo trabalho vale a pena quando se gosta do que se faz, mesmo com problemas e dificuldades. Por isso, seguimos lutando por melhorias na profissão.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

A expectativa é que haja uma regulamentação justa para os trabalhadores, garantindo uma remuneração digna. É importante que os motoristas se engajem ativamente no tema da regulamentação, unindo-se aos sindicatos na luta por melhores condições. Somente com essa união e envolvimento, poderemos vencer.

O que você para deseja para esta profissão para o próximo ano?

Como motorista atuando há sete anos em duas plataformas de aplicativos, meu maior desejo é a implementação de mais segurança nas viagens pagas em dinheiro, incluindo um cadastro confiável dos passageiros. É essencial para mim sair para trabalhar com a certeza de que minha atividade é segura e que retornarei para casa no final do dia. É crucial que as plataformas reconheçam a importância de um sistema de cadastro seguro. Não queremos ser apenas mais uma estatística; afinal, somos vidas que importam. 

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Para aumentar seus ganhos em 2024, é crucial que o motorista seja seletivo ao escolher suas corridas e o aplicativo com o qual vai trabalhar. Não é aconselhável aceitar corridas indiscriminadamente. Esse processo pode ser demorado, mas é a única maneira de fazer as plataformas reconhecerem a necessidade de um rendimento mínimo que permita aos motoristas manterem seus veículos e sustentarem suas famílias, até que a regulamentação apropriada seja implementada.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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