Ronaldo Lopes é o próximo convidado do especial da 55 sobre o ano de 2023 para os motoristas de aplicativo. Ao lado de Éder Ribeiro, a dupla de motoristas são as cabeças por trás do podcast “Resenha na Pista”. Ronaldo trouxe insights sobre as mudanças no cenário dos motoristas de aplicativos em 2023, comparando com o ano anterior e antecipando tendências para 2024.
Para ele, o ano de 2023 foi mais difícil que o ano de 2022 devido ao aumento generalizado dos custos para se manter ativo nas plataformas. Ele ressalta que, diferentemente do ano anterior, em 2023 não houve mais o multiplicador de ganhos e que foi um ano desafiador para a categoria Black. Em 2022, Ronaldo afirma que ganhava R$2,27 por km, enquanto hoje esse número diminuiu para R$2,08.
Além disso, segundo Ronaldo, o ano de 2024 será regido pela incerteza devido às regulamentações no mercado de aplicativos de transporte e entregas, Ele destaca que em alguns países onde houve a regulamentação os ganhos dos motoristas diminuíram em razão do aumento dos custos operacionais e dos impostos.
Por fim, ele aconselha os motoristas a registrarem seus custos diários para avaliar se a atividade continua sendo rentável e analisar se o tipo de veículo utilizado é economicamente adequado para continuar operando na plataforma.
2023 foi melhor ou pior para quem é motoristas de aplicativo em relação a 2022? Por que?
Analisando os dados de 2022 e 2023, notamos mudanças significativas. Em 2022, havia o multiplicador para os ganhos, mas isso não ocorre mais em 2023. Falando especificamente sobre meus números, o custo por quilômetro (km) em São Paulo este ano está entre R$ 2 e R$ 2,08. Trabalho principalmente no período da tarde até a noite, o que me permite aproveitar algumas dinâmicas noturnas, embora sejam raras. Em 2022, o meu ganho por km era de R$ 2,27, enquanto agora está em R$ 2,08. Comparando com outros motoristas, houve uma redução geral nos ganhos. Agora, é necessário trabalhar mais para alcançar o mesmo faturamento, especialmente os motoristas da categoria Black, que sentiram mais essa mudança em relação ao ano anterior. Em 2022, a categoria Black era mais forte do que em 2023. Apesar da queda nos ganhos, não é uma diferença tão grande de um ano para o outro, pelo menos em São Paulo. Também houve uma redução no ganho por hora trabalhada.
Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?
Os motoristas enfrentaram grandes desafios devido ao aumento generalizado de custos, incluindo o custo dos veículos e aluguéis. Esse aumento nos custos representou um desafio significativo, elevando as despesas operacionais. Embora 2022 tenha sido um ano positivo devido ao uso de multiplicadores, 2023 apresentou um cenário diferente, com um crescimento substancial nos custos necessários para se manter ativo na plataforma. Para lidar com isso, os motoristas precisam ser estratégicos na seleção das corridas, optando por aquelas mais lucrativas e permanecendo online por mais tempo do que antes.
Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?
A parte negativa, como mencionei, é o desafio relacionado ao custo. É essencial ter um controle rigoroso e escolher o tipo certo de carro para evitar perdas. Já a parte positiva é que o aumento do preço do combustível não foi tão significativo como no ano anterior. Isso significa que os preços não foram excessivamente altos, permitindo que os motoristas de aplicativos consigam ganhar dinheiro suficiente para sustentar suas famílias.
Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?
Bom, creio que considerando as circunstâncias atuais, ainda é vantajoso ser motorista de aplicativo. Analisando a situação ano a ano, observamos que o salário mínimo permanece relativamente baixo e existem empregos que oferecem remunerações insatisfatórias. Por outro lado, os motoristas de aplicativos, dependendo do tipo de veículo que utilizam, podem conseguir um rendimento mensal significativo. Por exemplo, em São Paulo, mesmo com um carro alugado, é possível ganhar em torno de 3 a 4 mil reais. Portanto, essa atividade pode ser uma opção viável, especialmente considerando as diferentes funções e oportunidades de emprego disponíveis atualmente. Quais são as outras alternativas disponíveis?
Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?
A perspectiva atual, em 2024, está focada na regulamentação do mercado de aplicativos de transporte e entregas. Há uma incerteza sobre se essas mudanças regulatórias serão benéficas ou prejudiciais. Observa-se que, em alguns países, a regulamentação resultou em uma redução dos ganhos dos motoristas devido aos altos custos operacionais e à necessidade de pagar impostos sem um correspondente aumento de receita. Isso torna a situação financeira dos motoristas desafiadora. Para lidar com isso, é aconselhável que os motoristas registrem meticulosamente todos os seus custos diários para avaliar se a atividade ainda é rentável. Além disso, é importante considerar se o tipo de veículo usado é economicamente viável para continuar trabalhando na plataforma.
O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?
Para 2024, aspiramos que a regulamentação iminente da nossa profissão seja vantajosa para os motoristas. Esperamos que ela traga benefícios concretos, melhorando tanto o faturamento quanto os custos operacionais dos profissionais. Almejamos que essa categoria, já a maior do país, continue a crescer e se fortalecer.
O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?
Para aumentar seus ganhos, um motorista deve estar ciente de seus rendimentos e despesas. Além disso, é crucial selecionar corridas estrategicamente, optando pelo melhor momento para aceitar viagens longas ou curtas. Entender essa dinâmica é fundamental. Para maximizar as chances de sucesso, é necessário estar disponível e ativo nas ruas diariamente, mantendo-se online para aproveitar as oportunidades que surgem.