“Corrida longa e aparentemente lucrativa pode não ser vantajosa se levar a um local de onde é difícil obter corridas de retorno”, revela Uber do Japa

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Uber do Japa o gestor de RH que virou influenciador e ensina motoristas a cuidarem do dinheiro
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O sexto convidado do quadro de final de ano da 55 é o motorista e influenciador Luis Hatada, mais conhecido como Uber do Japa. Com mais de 40 mil seguidores no Instagram e 6 milhões de visualizações no YouTube, Luis comparou os anos de 2022 e 2023 em termos de lucratividade para os motoristas, discutiu os principais desafios enfrentados em 2023, destacou as mudanças positivas e negativas no setor, e ponderou sobre as perspectivas para 2024. 

Ele também ofereceu dicas práticas para otimizar ganhos e abordou a importância de uma mentalidade empreendedora no contexto dos aplicativos de transporte.

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2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

Na minha visão, para motoristas de aplicativo que atuam em tempo integral, 2022 foi um ano mais lucrativo que 2023. Isso se deve, principalmente, aos preços elevados dos combustíveis no início de 2022, que desencorajaram muitos motoristas, especialmente os que alugavam carros ou não dependiam da atividade como principal fonte de renda. Com menos concorrência nas ruas, quem se manteve ativo e dependia do trabalho para viver teve melhores ganhos. Entretanto, essa visão pode não se aplicar à maioria, já que muitos deixaram de trabalhar com o aplicativo. Portanto, a avaliação varia conforme a perspectiva. Considerando especificamente os motoristas de tempo integral que não utilizavam carros alugados, 2022 apresentou melhores oportunidades de ganho.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Um dos principais desafios enfrentados foi o de aprender a escolher as corridas de forma estratégica. Isso envolve não só considerar o valor por quilômetro e por hora, mas também o destino da corrida. Algumas corridas, apesar de parecerem vantajosas à primeira vista, podem não ser tão lucrativas se o local de destino exigir um longo deslocamento sem garantia de corridas de retorno. Além disso, é importante estar atento às variações de preços, pois uma corrida recusada por um valor pode ser oferecida a outro motorista por um preço maior. Este tópico tem sido amplamente discutido nas redes sociais entre os motoristas, destacando-se como um dos desafios chave do setor.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

A principal mudança que percebi recentemente é que os aplicativos de transporte, como a Uber e a 99, estão fornecendo mais informações aos usuários. A Uber se destacou nesse aspecto, mostrando um claro interesse dos usuários por mais transparência. Similarmente, a 99 também tem se concentrado em aumentar a segurança, oferecendo mais detalhes sobre os passageiros, incluindo fotos verificadas, cartões e identidades. Essas melhorias na segurança e na disponibilização de informações representam um avanço positivo.

Por outro lado, um aspecto negativo é a introdução de uma taxa variável tanto pela Uber quanto pela 99. Essa taxa oscila entre 10% e, às vezes, mais de 40%, o que considero ser a pior mudança. Não tenho certeza absoluta se todas essas alterações ocorreram em 2023, mas, se não foram nesse ano, aconteceram muito próximas dele, possivelmente no final de 2022 ou início de 2023.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Ser motorista de aplicativo em 2023 foi benéfico para aqueles que veem essa ocupação como um passo temporário em seu desenvolvimento profissional. Na minha visão, essa atividade não é um destino final, mas uma fase de transição que possibilita o crescimento, o desenvolvimento pessoal e a busca por maiores conquistas e prosperidade.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

O planejamento financeiro é essencial para todos, especialmente para motoristas de aplicativos. Gerenciar um veículo, que ao mesmo tempo gera receita mas gera custos, é crucial. Sem um planejamento eficaz, o motorista pode se endividar com manutenções. As perspectivas para 2024 não são otimistas, não temos expectativas de melhorias como o aumento da tarifa mínima ou uma tarifação mais justa por quilômetro e tempo. Além disso, não existe uma previsão otimista para que  as taxas elevadas cobradas pelos aplicativos que afetam tanto motoristas quanto passageiros diminuam. Portanto, aqueles que não aprenderem a gerir suas finanças enfrentarão dificuldades crescentes em 2024. 

O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?

Eu realmente desejo que 2024 traga mais otimismo, abrindo caminho para melhorias concretas nos anos subsequentes, como 2025 e 2026. Apesar da situação atual não ser ideal, especialmente em relação à regulamentação que não favorece os motoristas, acredito que estamos dando o primeiro passo necessário para futuras melhorias. É essencial formar grupos comprometidos com a defesa dos interesses da classe. Depois de superarmos os desafios da regulamentação, poderemos focar em conquistar avanços significativos. Portanto, o meu desejo para 2024 é que tenhamos mais esperança e expectativas positivas, visando progressos duradouros para nossa categoria.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

O primeiro passo é aprender a gerenciar eficientemente os custos. Isso envolve compreender o que constitui um custo no contexto de transporte e trabalhar para otimizá-lo, visando reduzir despesas e aumentar o lucro.

O segundo aspecto crucial é conhecer profundamente a região onde se atua. Motoristas experientes, que possuem um amplo conhecimento geográfico da área, tendem a lucrar mais do que os iniciantes. Além disso, é importante saber escolher as corridas, não apenas com base no valor, distância ou tempo, mas também considerando o destino final. Uma corrida longa e aparentemente lucrativa pode não ser vantajosa se levar a um local de onde é difícil obter corridas de retorno, exigindo um deslocamento extra sem rendimento.

O terceiro ponto é desenvolver um espírito empreendedor, seja inovando dentro do próprio veículo ou explorando novas oportunidades de negócio relacionadas ao transporte de passageiros. Entender e adotar práticas empreendedoras pode abrir caminhos para maiores ganhos e oportunidades no setor.

Gostaria de acrescentar alguma coisa?

Eu sempre gosto de fazer uma conclusão. Bom, para todos os motoristas de aplicativos, desejo que 2024 seja um ano de esperança, onde as dificuldades sejam vistas como oportunidades. É importante entender que os desafios podem ser a chave para novas possibilidades, tanto na vida profissional quanto pessoal. Quando algo parece negativo, é essencial perceber que isso pode ser apenas um passo para descobrir oportunidades ocultas. Manter uma visão ampla e otimista é crucial. Não espere que melhorias venham apenas do aplicativo, do governo ou dos outros. A mudança começa com você. Se adotar uma atitude proativa, focada na auto-responsabilidade, aprenderá muito e fará grandes progressos. Este não é apenas um conselho para o ano novo, mas um princípio que, se adotado, trará resultados significativos ao longo da vida.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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