A montadora ultrapassou a líder tradicional, a SAIC, registrando um crescimento de 32,13% em 2024.
De acordo com dados da Car News China, a BYD consolidou sua posição como o maior grupo automotivo da China, ultrapassando a tradicional líder SAIC em 2024. Em setembro, a BYD registrou a venda de 419.426 veículos, marcando um aumento de 45,32% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado de 2024, o grupo já alcançou 2.747.875 unidades vendidas, representando um crescimento de 32,13%. O volume de vendas inclui as marcas associadas à BYD, como Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang.
Por outro lado, a SAIC sofreu uma queda significativa de 35,03% nas vendas de setembro, totalizando 313.260 unidades. No acumulado do ano, o grupo vendeu 2.649.333 veículos, uma redução de 21,5% em relação ao ano anterior. A empresa atribui parte desse resultado negativo ao desempenho fraco da joint venture com a General Motors, enquanto as parcerias com Volkswagen e Wuling mostraram-se estáveis.
A liderança de mercado da SAIC nos últimos anos foi impulsionada principalmente por suas parcerias com montadoras globais como Volkswagen e GM. Em contraste, a BYD alcançou a liderança apostando na produção de veículos elétricos acessíveis. Entre os destaques, o modelo Seagull, com preço inicial de menos de US$ 10.000 (69.800 yuans), foi o carro elétrico mais vendido da China em agosto, com 40.949 unidades, e seguiu com 43.425 unidades vendidas em setembro. O Seagull não apenas domina o mercado chinês, mas também começa a ganhar espaço internacional.
O desempenho da BYD é ainda mais relevante frente ao aumento da concorrência no mercado de veículos elétricos (NEVs) e à intensa guerra de preços na China. Mesmo nesse cenário, a montadora bate recordes de vendas há quatro meses consecutivos e espera um crescimento ainda maior nas vendas de veículos elétricos no segundo semestre de 2024, aproveitando sua expertise no segmento.
Além dos modelos acessíveis, a BYD amplia seu portfólio com picapes, SUVs de luxo e supercarros elétricos, o que diversifica sua atuação e reforça sua presença em diversas faixas de mercado. Em contrapartida, a SAIC enfrenta desafios contínuos, especialmente no segmento de elétricos, o que contribuiu para seu desempenho abaixo do esperado em 2024.
Com essa nova realidade, a BYD não apenas se firmou como a maior montadora da China, mas também deu um passo importante rumo à liderança global no mercado de veículos elétricos, consolidando-se como uma marca que atende tanto o mercado doméstico quanto o internacional com modelos inovadores e acessíveis.