fbpx
55content-branco 2

Tudo sobre a BlaBlaCar

BlablaCar

PUBLICIDADE

BlaBlaCar é a principal plataforma do mundo quando o assunto é compartilhamento de viagens.

NomeBlaBlaCar
OperaçãoTransporte (compartilhamento de viagens)
ModalCarro particular
Ano de fundação2006
País de origemFrança
FundadoresFrédéric Mazzella, Nicolas Brusson e Francis Nappez

Muito antes do atual modelo de transporte por aplicativo se consolidar, já havia um movimento para popularizar o carro particular como meio de transporte. Antes de Uber, 99 e outros mais, veio a BlaBlaCar.

Talvez esse não seja um nome tão popular no Brasil, mas a BlaBlaCar certamente se firmou como uma das alternativas de transporte alternativo pelo mundo.

A empresa foi fundada oficialmente em 2006, mas já estava sendo idealizada desde 2003 por Frédéric Mazzella, um de seus fundadores. Tudo começou quando Frédéric tentava visitar sua família, no interior da França, para comemorar o Natal. Os trens, é claro, estavam todos lotados e ele não tinha um carro.

Após muito tempo perdido e uma boa dose de estresse, ‘Fred’ conseguiu que sua irmã o buscasse. Porém durante todo o trajeto reparou que muitas pessoas estavam viajando sozinhas em seus carros, e que vagas como aquelas teriam vindo à calhar para ele.

Nascia aí o primeiro esboço do que seria o BlaBlaCar.

Modelo

Unir o útil ao agradável, essa sempre foi a proposta da BlaBlaCar. Unir pessoas que estão precisando de um transporte em determinado trajeto à pessoas que de qualquer forma já teriam que realizar essas rotas, mas sozinhas e sem ganhar nada em troca.

A ideia de Frédéric e seus sócios foi justamente de criar um ambiente que além de gerar interações entre as pessoas, também permitisse alguma remuneração, já que quem pega a carona combina um valor para pagar como o motorista.

Essa comunidade teve seu pontapé inicial na forma de um grupo de Facebook, como um serviço de reserva de vagas para longas viagens. O foco nas viagens de maior trajeto permanece até hoje e é um dos diferencias do aplicativo Francês.

Fundadores

Frédéric Mazzella

O fundador e atual Presidente do Conselho diretivo da BlaBlaCar, tem um diploma de MBA pelo INSEAD, mestrado em ciência da computação em Stanford e mestrado em física pela ENS Ulm (Normal Superior). Antes de fundar a BlaBlaCar, ele trabalhou durante 3 anos com pesquisa científica na NASA (EUA), e NTT (Japão).

Nicolas Brusson

Além de cofundador, Nicolas Brusson também ocupa o cargo de CEO da BlaBlaCar, desde 2016. Tem MBA pelo INSEAD, mestrado em ótica pela École Supérieure d’Optique e mestrado em física aplicada na Universidade Paris XI. Antes de se juntar à BlaBlaCar, ele trabalhou em start-ups no Vale do Silício e desempenhou cargos executivos e como investidor.

Francis Nappez

Francis Nappez é cofundador e CTO (diretor tecnológico) da BlaBlaCar. Antes de se juntar à BlaBlaCar, Francis liderou grandes desenvolvimentos técnicos para alguns dos maiores nomes europeus da internet. Ele é formado em Tecnologia e Comunicação pela Joseph Fourier University.

Investimentos

O projeto inicial e as primeiras versões do aplicativo eram custeadas pelos próprios criadores. Mas em 2011, a empresa arrecadou 1,2 milhões de euros de um fundo de capital de risco francês e, ainda no mesmo ano, recebeu investimento de 10 milhões de dólares da Accel, além de adquirir um serviço de caronas na Itália.

 Em 2014, a empresa arrecadou mais 100 milhões de dólares de investidores, incluindo a Accel e o fundo Index Ventures. Em 2015, a empresa arrecadou mais 200 milhões, vindos principalmente do Insight Venture Partners, levando o valor da companhia em 1,6 bilhões de dólares.

BlaBlaCar em números

  • 90 milhões de membros;
  • Presença em 22 países;
  • 25 milhões de viajantes por trimestre;
  • Mais de €1,4 bilhão economizado pelos membros desde a criação da BlaBlaCar;
  • 263 quilômetros é a distância média de uma carona BlaBlaCar;
  • 30 bilhões de quilômetros compartilhados pela comunidade desde a criação da BlaBlaCar;

Prêmios

O seu modelo de caronas por aplicativo, que foge ao padrão do transporte por app que se popularizou mundo afora, foi muito bem visto e reconhecido.

Não por acaso, a empresa já recebeu cerca de 50 prêmios desde sua criação. Se destacam alguns como:

  • Edison Awards, que premia a excelência em novos produtos e serviços em desenvolvimento, marketing, design e inovação.
  • Empresa do ano pela Investors Allstars.
  • Prêmio Europas na categoria melhor startup de economia compartilhada.
  • Great Place to Work, que lista os melhores lugares do mundo para se trabalhar.
  • ECCo Award, por ter o melhor time de relações com os membros, da Europa.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE