BlaBlaCar consegue lucro operacional anual pela primeira vez e nova rodada de financiamento.
A BlaBlaCar anunciou o fechamento de uma rodada de investimentos focada no mercado internacional, assegurando uma linha de crédito renovável de 100 milhões de euros, o que corresponde a aproximadamente 540 milhões de reais. Com uma visão estratégica, a companhia planeja expandir sua presença multimodal para novos países.
Em 2023, a empresa registrou uma receita de 253 milhões de euros, um aumento de 29% em comparação com o ano anterior, e alcançou lucro operacional por 24 meses consecutivos, encerrando o ano com um EBITDA positivo pela primeira vez.
No mesmo ano, a plataforma experimentou um crescimento recorde de 29%, com 80 milhões de usuários reservando viagens de ônibus ou carona pelo aplicativo, o que representa um aumento de 23% em relação a 2022. Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, afirma: “Este investimento de 100 milhões de euros nos habilitará a perseguir uma estratégia de crescimento externo ambiciosa, já que estamos prospectando diferentes oportunidades. Isso, aliado ao nosso investimento contínuo em inovação, fusões e aquisições, nos posicionarão para conquistar a liderança de mercado mais eficientemente”.
Com uma estratégia de monetização forte no mercado de caronas da Europa Ocidental, a BlaBlaCar tem recebido apoio de vários países, como os incentivos fiscais para economia de energia na Espanha. O CEO enfatiza: “Está mais evidente que, para reduzir despesas, dependência de combustíveis fósseis e emissões de carbono, precisamos alterar nossos hábitos de viagem. A mobilidade compartilhada é parte da solução: a BlaBlaCar está comprometida em promover essa mudança para todos, desde indivíduos até empresas, governos e outros grupos interessados em uma mobilidade mais sustentável e inclusiva”.