“Aumento do preço do GNV e os descontos nas corridas aplicados pelas empresas foram desafiadores”, afirma presidente do Sindicato dos Motoristas do RJ

ponto de exclamacao .png
Motorista
Luiz Sindmobi
Luiz Sindmobi

O próximo entrevistado do especial de final de ano da 55, é o motorista e presidente do Sindicato dos Motoristas do Rio de Janeiro (Sindmobi), Luiz Corrêa. 

Ele afirma que 2023 foi um ano pior que 2022 devido à diminuição dos ganhos e ao impacto na saúde mental e financeira dos motoristas. Segundo o motorista, o principal desafio foi o aumento do preço do Gás Natural Veicular (GNV) e os descontos aplicados pelas empresas nas corridas, reduzindo os lucros. 

O presidente também diz que para 2024, há esperança de regulamentação governamental que favoreça os motoristas, incentivando a união da categoria para melhorar a situação. Além disso, para ganhar mais em 2024, Luiz defende que os motoristas precisam apoiar a regulamentação federal dos aplicativos para garantir um ganho mínimo e evitar bloqueios injustos pelas empresas.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

2023 foi pior do que 2022. Nossos ganhos continuaram diminuindo, afetando nossa saúde mental e financeira. Só acredito que veremos uma melhora quando houver uma regulamentação efetiva de empresas como Uber, 99 e Indrive.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

O aumento do preço do GNV e os descontos que as empresas aplicam nas corridas reduziram ainda mais nossos ganhos.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

A mudança positiva foi a iniciativa do governo federal em propor a regulamentação dos aplicativos de transporte. Por outro lado, o lobby das empresas para impedir esse processo foi a grande barreira negativa.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Ser motorista de aplicativo é uma profissão que deve ser valorizada. É uma das mais perigosas e oferece um serviço essencial, trazendo comodidade e segurança aos clientes. Infelizmente, é também uma das mais exploradas atualmente.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

Espero que o governo consiga regularizar as empresas de aplicativos, favorecendo nossa categoria. É essencial que os motoristas busquem a união para mudar o cenário atual.

O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?

Melhores ganhos, mais segurança e uma melhora na saúde dos trabalhadores.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Precisamos apoiar a regulamentação federal dos aplicativos, garantindo um ganho mínimo e criando barreiras para evitar bloqueios injustos dos motoristas pelas empresas. Sem regulamentação, continuaremos a ser explorados.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar