Em 2023, a 99 aplicou R$40 milhões no desenvolvimento e implantação de novas ferramentas de segurança para aprimorar a experiência dos usuários em seu aplicativo.
Com esse investimento, a empresa introduziu novos recursos, posicionando-se como líder nacional em ferramentas de segurança para motoristas, motociclistas e passageiros, desde o início até o fim das viagens.
O aplicativo agora possui mais de 50 funcionalidades focadas na proteção dos usuários, incluindo tecnologias de inteligência artificial que operam antes, durante e após as corridas. A 99 foi pioneira em várias dessas funcionalidades, como câmeras de segurança com lente “olho de peixe” e o recurso 99Mulher, permitindo que motoristas mulheres aceitem somente passageiras.
Entre as ferramentas disponíveis, 24 são imediatamente acessíveis e visíveis para motoristas e passageiros, incluindo a opção de compartilhamento de corridas e um botão de emergência para contatar a polícia. Oito dessas funcionalidades são exclusivas da plataforma.
“Ouvir os motoristas e motociclistas parceiros foi fundamental para que pudéssemos entender quais funcionalidades realmente fazem sentido no dia a dia deles. Para além do pioneirismo, estamos muito focados em fortalecer essa confiança e segurança em nossa plataforma para investir cada vez mais em aprimoramentos e, assim tornar a experiência com a 99 cada vez melhor e mais segura”, afirma Leandro Abecassis, diretor de Produto e Experiência da 99.
Em 2023, a 99 lançou inovações baseadas no feedback de motoristas e motociclistas, oferecendo maior transparência nas corridas e informações sobre os passageiros. No início do ano, a empresa atualizou o cartão de aceitação no aplicativo para mostrar o histórico de corridas dos usuários, avaliações de passageiros e fotos ampliadas para facilitar a identificação.
Outra inovação é o Selo de Verificação, que classifica os passageiros em Selo Essencial, após verificação do CPF e nome, e Selo Premium, que adiciona a foto de rosto ao perfil. Pessoas com nome social também podem obter o selo.
Atualmente, cerca de 6,2 milhões de passageiros possuem foto cadastrada, e o selo cobre dois terços das corridas em três meses de implementação. Essas medidas resultaram em uma redução de 37% nos incidentes de segurança por milhão de corridas, de janeiro a outubro de 2023, comparado ao ano anterior.
Segundo a 99, esses lançamentos melhoraram a satisfação e segurança dos motoristas parceiros, com 79% se sentindo mais seguros com o Selo de Verificação e 72% relatando que o selo facilita a aceitação de corridas.