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“A gente não precisa de tarifa, precisamos entender como dominar os apps”, diz Marcelo ‘Fora da Curva’

Imagem de um homem sorridente com fundo amarelo. Ele está vestindo uma camisa de botão azul com a gola laranja visível por baixo. O homem tem cabelos curtos, é careca no topo e tem uma expressão amigável e confiante. Não há outros detalhes visíveis que forneçam contexto adicional sobre a localização ou a atividade que ele está realizando.

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O motorista Marcelo Ribeiro é conhecido como o “Fora da Curva”.

Com mais de 55 mil seguidores no Instagram e 19 milhões de visualizações no YouTube, Marcelo traz sua visão sobre o ano 2023 e compartilha dicas para os motoristas em 2024.

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2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

Para mim, cada ano que passa é sempre um pouco melhor do que o ano anterior, porque se a gente for usar as informações e tentar aprender com aquele ano, o outro ano vai ser um pouco mais fácil, porque a gente aprendeu um pouco mais.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Eu acho que foi tentar saber, entender as questões do aplicativo, por exemplo, por que os aplicativos têm determinadas situações que pagam mais, outras que pagam menos. Esse, eu acho, é o principal desafio.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

Eu acho que a mudança, na minha opinião, foi que os próprios aplicativos, Uber, 99, foi bem positivo isso, eles têm, todos eles hoje têm mais informações. Uber, 99 e inDrive, todos eles têm muita informação, coisa que quando eu comecei lá atrás não tinha praticamente nada de informação.

Então, hoje nós temos muita informação, tanto de Uber, 99 quanto a inDrive, e informação relacionada à segurança, aos trajetos, às corridas, valores, destinos, tem praticamente tudo. Hoje tem tudo o que a gente sempre pediu, na minha opinião.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

Na minha opinião, a minha expectativa é que o motorista aprenda a entender o que os aplicativos têm para nos mostrar hoje. E quando eu falo ‘tem para nos mostrar’, a gente ainda não entendeu, a gente só pede tarifa, na minha opinião, a gente não precisa de tarifa, a gente precisa entender como dominar os aplicativos. Então eu quero que os motoristas não se tornem dependentes de apenas um aplicativo.

Hoje, por exemplo, eu rodo os três aplicativos e eu vou naquele que é mais conveniente para o meu bolso. Eu não sou fiel a uma plataforma, Uber, como eu era lá no começo, porque era rentável ser fiel a uma única plataforma.

Hoje não, hoje eu sou fiel àquela plataforma que está me oferecendo mais condições de bater os meus objetivos de forma mais rápida. Porque segurança hoje praticamente todos eles têm.

Então eu tento analisar qual dos três aplicativos, ou dos dois principais ainda, que é Uber, 99, estão me oferecendo melhores condições ou condições de bater os meus objetivos mais rápido.

O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?

O que eu mais desejo é que tenha mais informação, e não tanta desinformação. O que eu mais desejo é isso, porque eu vejo muita desinformação, gente tentando… muitos agentes do caos, só tentando visualizações, likes, views, uns até em benefício próprio, outros tentando galgar algum cargo político.

Eu vejo principalmente sindicatos tentando se promover em cima de uma situação tão complicada e tão sensível, que é a situação dos motoristas.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

E para fechar, o que o motorista precisa fazer, eu acho que é a última pergunta aqui, para ganhar mais em 2024, é tentar entender como funcionam as plataformas, o que elas hoje têm para nos ensinar. Se a gente for olhar os algoritmos hoje, eles são sistemas de muita informação. Se o motorista entender como funciona a demanda, ele trabalha menos, independente do aplicativo. Por isso que eu digo, a gente não precisa de tarifa, a gente precisa entender como elas funcionam. E, a partir desse entendimento, tentar explorar mais as plataformas para a gente não ser explorado.

Como eu digo, se a gente fica na mão de um único aplicativo, em algum momento vai ser mais explorado. Se você entende como funcionam todos os aplicativos, você explora os aplicativos. Fica menos tempo na rua, ou o tempo que você precisa na rua, só que ganhando mais, às vezes ganhando o que você precisa em menos tempo. Eu acho que a gente não precisa de tarifa, mais uma vez, a gente precisa entender como eles funcionam em 2024 e a gente tem visto bastante o motorista tentando estudar mais os aplicativos, explorar mais os aplicativos.

Eu tento passar muito isso no meu canal. Eu vejo muita gente ainda falando, ‘a gente precisa de tarifa, de tudo’. E eu acho que teus vídeos, por exemplo, não têm muito a ver com as coisas que eu estou falando. Eu tenho uma menina que está falando sobre o motorista, e ela está dizendo que não tem muita vida para o motorista, e ela está dizendo que tem um dia que ela vai sair do carro, mas ela não vai sair do carro, porque ela não tem nada para fazer.

Então, para mim, tarifa justa é igual prender um motorista na CLT, não existe tarifa justa. Vai ter dias que sim, as tarifas, valores de corridas vão estar melhores e vão ter dias que eles vão estar piores, e isso é natural. Qualquer mercado vai ser assim, você não vê, por exemplo, uma loja vendendo bem o ano inteiro. Tem épocas que elas vendem mais, tem épocas que elas vendem menos, e a gente, o nosso negócio é muito parecido com um negócio próprio, com essas tendências. Tem também essas sazonalidades do mercado.

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