Relatório da AutoAvaliar destaca tendências do segmento no início de 2024; seminovos mais rentáveis foram o Renault Duster, Hyundai Creta e Honda HRV.
O segmento de carros usados demonstrou resiliência e competitividade no primeiro mês de 2024, apesar das preocupações financeiras típicas de janeiro, como pagamento de dívidas de fim de ano e cobranças de impostos como IPVA e IPTU, que resultam na redução do poder de compra do consumidor.
De acordo com dados levantados pelo Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar, o valor médio das vendas sofreu uma pequena redução comparado a dezembro, diminuindo de R$79.257 para R$78.139. Porém, a margem de lucro bruto teve crescimento, passando de 10,4% para 10,9% no início de 2024. Isso ocorreu mesmo com o tempo de giro de estoque mudando de 35 para 38 dias.
A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, reportou a comercialização de 891 mil carros e comerciais leves usados em janeiro, um crescimento de 13,6% em comparação ao mesmo mês de 2023.
Além disso, o número de avaliações de veículos usados em janeiro alcançou 210 mil, um aumento de 15% em relação a janeiro do ano anterior, com a plataforma Auto Avaliar registrando a compra de mais de 37 mil unidades.
Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, destaca a recomposição de estoque e as expectativas positivas para o mercado nos próximos meses como fatores cruciais para este crescimento.
Apesar dos pontos positivos, o estudo também aponta uma redução no ROI (Retorno sobre Investimento) para veículos seminovos, de 70% para 66%, influenciado pelo aumento do tempo de giro de estoque.
No entanto, algumas redes, como Hyundai e Nissan, conseguiram aumentar seus ROIs, superando outras marcas como a Honda.
Os seminovos mais rentáveis de janeiro foram dominados pelos SUVs médios, com Renault Duster, Hyundai Creta e Honda HRV liderando o ranking.
Os sedans médios, incluindo Yaris Sedan, Honda City, Nissan Versa e VW Virtus, também se destacaram como opções rentáveis para os revendedores.
A plataforma Auto Avaliar, com sua presença em sete países, serve atualmente mais de 4.200 concessionárias e 38.000 lojas independentes. O estudo abrangeu 2.537 concessionárias de 23 marcas diferentes em todo o Brasil.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e com informações de assessoria.