O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita do aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Entenda como utilizá-la na sua empresa de entregas.
Segundo a mais recente pesquisa Panorama, produzida pela Mobile Time com a Opinion Box, 98% dos 2.026 brasileiros entrevistados possuíam o WhatsApp instalado no celular.
Apesar da pesquisa indicar uma queda na frequência de uso (em 6 meses, a porcentagem dos entrevistados que afirmaram usar o app todo dia caiu de 95% para 86%), o Whatsapp continua sendo o aplicativo mais popular do Brasil.
Mas aí vai um número que muito interessa pra gente, 76% dos entrevistados afirmaram que usam o app para se comunicar com marcas.
Apesar de muita gente enxergar que o contato via WhatsApp é algo muito informal para um ambiente de negócios, e ter preferência pelo e-mail ou pela ligação telefônica, o app de mensagem oferece muita agilidade para aqueles clientes que desejam um contato rápido e que não podem parar tudo o que estão fazendo para focar 100% a atenção em você.
E agilidade é algo mais do que necessário no mercado de entregas, não é mesmo?
Dessa forma, você que tem uma empresa de motoboys ou entregas rápidas precisa estar disponível, seja para dar suporte ao cliente, recrutar novos entregadores e etc.
Assim, a primeira dica é: separe seu WhatsApp profissional do pessoal. Para isso, tenha o WhatsApp Business, a ferramenta corporativa do app de mensagem.
Fazendo o download do Whatsapp Business
Se você tem um celular Android, o primeiro passo é ir até a Play Store e fazer o download gratuito do Whatsapp Business.
Ah, é importante lembrar, o aplicativo é diferente do app que usamos no nosso dia a dia, ou seja, não confunda a versão Messenger, que você possivelmente já tem instalado no seu celular, com a versão Business.
Configure o aplicativo
O WhatsApp vai te dar a opção de usar um outro número ou o do seu próprio celular.
Caso você já tenha o aplicativo instalado para uso pessoal, e opte por usá-lo profissionalmente, o app vai transferir seus arquivos e mídias automaticamente para o Business.
Mas lembre, o ideal é que você tenha um outro aparelho com um outro chip instalado, para separar bem quem são os seus contatos pessoais e os seus contatos profissionais.
Ferramentas comerciais do WhatsApp Business
Com o aplicativo instalado, chegou a hora de configurar as ferramentas comerciais do WhatsApp Business.
Para isso, clique nos 3 pontinhos na parte superior do aplicativo. Você vai ver todas as opções de configuração do WhatsApp convencional, mas com uma função a mais, o botão “Ferramentas comerciais”.
Perfil comercial e catálogo
A primeira opção de configuração é a aba de perfil comercial.
Nele, você vai colocar as principais informações sobre sua empresa, fazer uma breve descrição do seu negócio, adicionar endereço, horário de funcionamento, e-mail e site.
Nessa parte, você também pode adicionar o catálogo dos seus serviços, com imagem e preço.
Mensagem de ausência
Outra ferramenta muito útil do WhatsApp Business é a mensagem de ausência.
Como o nome muito bem explica, quando habilitada, ela dispara automaticamente a mensagem para quem te procurou fora do horário comercial ou de acordo com a forma que você configurar.
Mensagem de saudação
A mensagem de saudação é enviada automaticamente quando a pessoa faz o primeiro contato com você ou quando ela está a mais de 14 dias inativa.
Lembre que apenas a primeira mensagem é automática. Assim, caso não tenha uma ferramenta específica de automação de mensagem, a empresa deve seguir conversando manualmente.
O que pode te ajudar é a próxima ferramenta comercial do WhatsApp Business, a de respostas rápidas.
Respostas Rápidas
Quando você trabalha com atendimento ao cliente, deve perceber que algumas dúvidas ou pedidos são recorrentes.
Dessa forma, em vez de digitar sempre uma mensagem diferente, o WhatsApp Business permite que você crie mensagens pré-prontas.
Dessa forma, quando um cliente ou um motoboy interessado em fazer parte da sua frota entrar em contato, basta usar o atalho e enviar a resposta.
Etiquetas
Caso você tenha um WhatsApp único para atender clientes, entregadores e demais interessados no seu negócio, você pode usar a ferramenta “Etiquetas” para se organizar.
Assim, sempre que te mandarem uma mensagem, você identifica rapidamente qual é o público.
Link curto e integração com redes sociais
O link curto vai permitir que seu cliente ou entregador clique e vá automaticamente para uma conversa no WhatsApp da empresa.
Outra possibilidade com essa ferramenta é inserir uma mensagem pré-programada. Assim, quando a pessoa clicar no link, o WhatsApp já dá a ela uma sugestão de mensagem.
Por fim, a última ferramenta do WhatsApp Business é a integração com as redes sociais do Facebook, o próprio Facebook e o Instagram.
Assim, haverá um botão nas redes da empresa, convidando os usuários a mandarem uma mensagem pelo WhatsApp.