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Como usar a planilha de análise de concorrência?

Como usar a planilha de análise de concorrência da Machine?

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A Planilha de Análise de concorrência está disponível gratuitamente na página de Material Gratuito do Conecta. Vamos aprender como usá-la?

Você já acessou nossa planilha de análise de concorrência?

Com ela, você consegue organizar os dados dos seus principais concorrentes na cidade.

E entender suas vantagens competitivas e desvantagens.

Vamos ver como ela funciona?

Acesse nossa página de materiais gratuitos

Para ter acesso a esse nosso material, é só ir lá na página de materiais gratuitos e procurar por planilha de análise de concorrência.

Preenche o formulário e prontinho, já baixou o material.

Como a gente te alertou no vídeo sobre a nossa planilha de acompanhamento de metas, faça o download pelo computador, ok?

Uma outra dica para você poder ter uma visualização melhor da planilha, é subir pelo Google Drive.

Você vem no seu Gmail, clica no quadradinho de opções e vai em planilhas. Em seguida, você clica na pastinha e vai em upload.

Aí, é só arrastar a planilha e abrir.

Abrindo a planilha, a gente vai encontrar cinco páginas.

Caso você ache necessário, pode criar quantas quiser, mas essas são as que a gente julga essencial nesta sua análise.

Preços

Análise de preço

Na página um, a gente vai fazer o levantamento de preços.

No transporte por aplicativo, quando a gente fala de preço, estamos falando sobre:

  • Tarifa mínima: o menor valor possível de uma corrida no aplicativo;
  • Bandeirada: o valor inicial
  • Valor por minuto e por quilômetro;
  • Taxa de cancelamento;
  • Taxa do aplicativo, aquela que é cobrada do motorista.

Tarifa mínima, bandeirada, valor por quilômetro e minuto, você pode encontrar nos próprios grandes aplicativos, através de uma simulação de corrida e clicando em detalhamento de tarifa.

Caso não tenha um grande aplicativo na sua cidade, você pode pesquisar as tarifas do táxi.

É só entrar em contato com o órgão da prefeitura que cuida deste segmento.

Na coluna um, você vai colocar as suas tarifas, caso você já tenha definido.

Nas colunas seguintes, você preenche os campos com os dados dos seus principais concorrentes.

Funcionalidades

Análise de funcionalidades

Indo para a próxima página, vamos catalogar as funcionalidades.

A gente colocou cinco funcionalidades como exemplo, mas você pode colocar quantas quiser.

Por exemplo, tarifa dinâmica. Seu aplicativo possui?

Se sim, você clica aqui na setinha e coloca possui. Se não, coloca não possui.

Faz a mesma coisa com os seus concorrentes.

Formas de pagamento

Análise de forma de pagamento

A próxima aba é de formas de pagamentos.

A gente colocou aqui as formas de pagamento que são aceitas na plataforma da Machine.

Dinheiro, débito e crédito na maquininha, pix, cartão direto no app, voucher e eticket, que são formas de pagamento para corridas corporativas, e o picpay.

Caso a sua plataforma aceite outras formas de pagamento, é só adicionar aqui.

Mesmo esquema que das funcionalidades, se o aplicativo aceita, você seleciona aceita. Se não, não aceita.

Categorias

Análise de categorias

A próxima aba é sobre categorias.

Aqui, você vai analisar quais são os tipos de serviço que você e seus concorrentes têm.

Se você tem um categoria só para mulheres, se aceita animal, enfim, você pode personalizar isso aqui também.

Feito isso, a gente vai para a aba final.

Ponto Forte vs Ponto Fraco

Análise de pontos fortes e fracos

Aqui, após catalogar todas as informações que falamos, você vai analisar os pontos fortes e fracos.

Então, aqui você vai catalogar quais são seus diferenciais, aquilo que você pode e deve reforçar nas suas campanhas de marketing para atrair motoristas e passageiros.

O mesmo vale para os pontos francos.

Afinal de contas, você precisa saber o que você pode melhorar.

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