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Oportunidade para empresas de motoboy: fazer entregas do iFood

Motoboy com casaco preto e capacete preto, está com uma bag laranja.

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Além de entregadores autônomos, uma empresa de motoboy também pode realizar entregas para estabelecimentos que vendem pelo iFood. Entenda como!

Segundo o iFood, 70% das entregas dos produtos vendidos pelo aplicativo são realizados não pelos entregadores cadastrados no próprio iFood, mas por motoboys ou empresas contratadas pelos estabelecimentos.

Por isso, sabia que você, que é motoboy autônomo e está pensando em lançar uma empresa de motoboy, pode realizar as entregas do iFood na sua cidade?

Ainda não? Então senta aí que eu vou te explicar.

Entendendo o iFood

O iFood é a maior foodtech da América Latina.

Atualmente, são mais de 60 milhões de pedidos entregues todos os meses, 270 mil restaurantes parceiros, 200 mil entregadores ativos na plataforma e 5 mil funcionários no Brasil.

Segundo a Measurable IA, até julho de 2021, a empresa dominava 83% do mercado de delivery de alimentos no Brasil.

A força é tanta que até a Uber decidiu interromper o funcionamento do Uber Eats no país ao ver que estava sendo impossível concorrer com a empresa no Brasil.

Nos últimos tempos, a empresa vem aumentando seus tentáculos para outras áreas de entregas. Além dos tradicionais alimentos, o iFood já trabalha com farmácias, pet shops, livrarias e até com decorações para casa.

Em novembro de 2022, Rodrigo Murta, CTO da Leroy Merlin Brasil, anunciou no Linkedin, um projeto piloto entre a loja e o iFood para realizar entregas de mercadorias até 10 km da unidade da empresa no Morumbi, em São Paulo.

Os estabelecimentos que vendem pelo iFood contam com dois modelos de plano.

Vamos pegar, como exemplo, os restaurantes.

Se uma pizzaria quiser vender pelo iFood, ela pode escolher entre o plano iFood Básico ou o iFood Plus.

No Plano Básico, a pizzaria vai ter a loja no app do iFood, o gestor de pedidos, ferramentas de marketing e os chamados “Vantagens do Chef”, que são descontos e benefícios exclusivos para restaurantes -clientes do iFood.

Neste plano, as entregas são realizadas pelo próprio estabelecimento, ou seja, só a venda é realizada pelo iFood, e a pizzaria teria que contar com um motoboy próprio ou contratar uma empresa de motoboy para realizar a entrega.

A mensalidade do plano é de R$ 100 para empresas que faturam acima de R$ 1.800,00 por mês.

Além da mensalidade, a pizzaria também paga uma comissão sobre os pedidos. A comissão no plano básico é de 12%, ou seja, se a pizzaria vende R$ 100 em produto para um determinado cliente, R$ 88 ficam com a pizzaria e R$ 12 vão para o iFood.

Também há uma taxa de 3,2% nos pedidos pagos direto no aplicativo.

Já no Plano iFood Plus, além de todas as vantagens do Plano Básico, o restaurante vai contar com o rastreio de entrega em tempo real, tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega, atendimento iFood até a entrega e seguro contra fraudes na entrega.

Neste plano, as entregas são realizadas pelos motoboys cadastrados direto no iFood, ou seja, toda logística fica com eles.

Porém, o que assusta muitos restaurantes neste plano é o preço da comissão, que chega a 23% sobre pedidos delivery, além dos 3,2% nos pagamentos pelo app e a mensalidade R$ 130,00/mês para faturamento acima de R$ 1.800,00/mês.

Vale destacar que o plano não está disponível em todas as cidades do Brasil.

Seja para esse caso ou para os estabelecimentos que queiram economizar dentro de um plano mais em conta, aí é que entra a oportunidade para as empresas de motoboy.

As empresas de motoboy podem oferecer seus serviços para os estabelecimentos que entregam pelo iFood e que desejam ir para um plano mais barato ou aqueles que já estão no plano básico do iFood, mas estão com dificuldade contar com um bom serviço de entregas.

Catalogar os estabelecimentos no iFood

O primeiro passo para aproveitar essa oportunidade de negócio é fazer um levantamento dos estabelecimentos no iFood.

Apesar de ser possível encontrá-los no site, a melhor forma de realizar esse levantamento é pelo aplicativo, pois apenas lá você encontra uma das principais informações que você vai precisar na hora de elaborar uma proposta comercial: qual o plano do estabelecimento.

Para isso, basta clicar na loja, como se fosse fazer um pedido, clicar no nome do estabelecimento, dentro da página dele no iFood, e ir na aba Sobre.

Se estiver o selo de Entrega Parceira, isso significa que o estabelecimento está no plano iFood Plus e que as entregas do estabelecimento são realizadas pelos entregadores do iFood.

Caso não apareça esse símbolo, quem realiza a entrega do estabelecimento são os próprios motoboys do local ou uma empresa parceira.

Você pode também filtrar na aba de pesquisa de restaurantes por entrega parceira, é só aparecerão restaurantes que as entregas são realizadas pelos motoboys do iFood.

Utilize uma planilha no Excel para catalogar os estabelecimentos.

Preparar uma proposta comercial

Com os estabelecimentos cadastrados, chegou a hora de entrar em contato com eles.

Não esqueça que você tem dois públicos diferentes e que cada um deles possui dores diferentes, que é como chamamos no marketing.

A dor é o problema que o cliente quer resolver e, por isso, na hora de se comunicar com ele, você precisa mostrar como resolve a dor dele.

No caso dos estabelecimentos do plano iFood Plus, é provável que a principal dor deles seja o alto valor da comissão que pagam a cada produto vendido dentro da plataforma.

Já os clientes do iFood Básico podem ter dificuldade na hora de encontrar os motoboys que estão realizando as entregas dos produtos vendidos, ou dificuldade de encontrar um motoboy em horário de alta demanda de vendas.

Por isso, prepare um proposta comercial direcionada ao público correto, você pode usar o nosso modelo de proposta comercial, disponível gratuitamente no banner abaixo:

Proposta comercial para empresas de entrega

Caso possível, antes de enviar a proposta comercial, entre em contato via telefone para confirmar algumas informações:

  1. Qual o plano do iFood que vocês utilizam?
  2. Quanto vocês pagam, ao todo (mensalidade + comissão) e em média, mensalmente para o iFood?
  3. Qual sua principal dificuldade com a sua atual logística de entregas?
  4. Quantas entregas vocês realizam por mês?

Com essas informações, você consegue até trazer exemplos da economia que o estabelecimento terá com você.

Por exemplo, vamos imaginar que você vá oferecer o seu serviço para uma hamburgueria que realiza 400 vendas por mês no iFood.

Essa hamburgueria está no plano iFood Plus e o ticket médio dela, ou seja, por quanto, em média, sai cada uma dessas vendas, é de R$ 50.

Ou seja, a empresa fatura com as vendas no iFood R$ 20 mil. No entanto, 23% vai para o iFood, isso significa que R$ 4,6 mil vai para o aplicativo, mais os R$ 130 da mensalidade. Não vamos colocar aqui as taxas de pagamento no app.

Ao total, esse seu possível cliente, vai pagar para o iFood R$ 4,7 mil.

Agora, você vai precisar mostrar na sua proposta como que, com a sua empresa, ele vai pagar bem menos.

As empresas de motoboy costumam cobrar em cima das entregas realizadas.

Então, levando em conta que essas 400 vendas geram 200 entregas, afinal, muitas vendas são entregue no mesmo lugar, e que sua empresa cobre, em média, uma taxa R$ 5 por entrega, esse mesmo estabelecimento que pagaria R$ 4,7 mil para o iFood, vai pagar para sua empresa R$ 1 mil.

É claro que ele continuaria no iFood, mas com uma comissão bem mais modesta, de 12%.

Assim, o que ele repassaria para o iFood seria R$ 2,4 mil mais a mensalidade de R$ 130.

Levando em conta a mensalidade da sua empresa, você conseguiria fazer com esse restaurante saísse de um gasto de R$ 4,7 mil para R$ 3,53 mil, uma economia de mais de R$ 1 mil.

Contar com um sistema integrado

Um ponto importante quando falamos em atender um estabelecimento que vende pelo iFood é contar com uma plataforma de gestão que tenha integração entre os sistemas.

Dessa forma, assim que esse restaurante vender um prato pelo iFood, essa entrega é lançada automaticamente para os entregadores da sua empresa de motoboy.

Uma das empresas que contam com esse sistema de integração é a Machine, a tecnologia usada por empresas de entregas como a TaOn e a Entregas e Coletas.

Com uma plataforma de gestão, você consegue gerir toda sua operação de entregas, acompanhar ao vivo onde está cada entregador e disponibilizar todas essas informações para seus clientes.

E o processo de despacho, ou seja, de enviar o serviço para o entregador acontece de forma bem simples, sem precisar jogar em grupo de Whatsapp ou ficar ligando para o motoboy.

No caso das entregas dos restaurantes que vendem pelo iFood, acontece de forma automática, ou seja, o estabelecimento vende e a entrega já chega no app do entregador. Lembrando que esse aplicativo do entregador é personalizado com a marca da sua empresa.

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