O Brasil vem recebendo grandes eventos nos últimos anos. No mês que vem o país vai sediar a Copa América de futebol e essa é uma grande oportunidade de negócio para os motoristas de aplicativo.
Apelidado de “país do futebol” por seu impressionante desempenho dentro dos campos, o Brasil também tem sido a casa do futebol e do esporte olímpico nos últimos anos.
Entre os vários eventos que aconteceram no país nos últimos dez anos, se destacam a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
Neste ano, a Copa América vai acontecer em cinco cidades brasileiras.
A Copa do Mundo impactou o mercado de aplicativos de transporte e a Copa América pode seguir o mesmo caminho.
Por isso, fique atento nessa oportunidade de aumentar seu número de corridas e lucrar mais.
Impacto da Copa do Mundo
A Copa do Mundo de 2014 trouxe 32 seleções e quase um milhão de turistas para o Brasil. Além disso, movimentou R$4,4 bilhões.
Só nos aplicativos que utilizam a tecnologia Machine houve um aumento de 186% nas solicitações uma hora antes do primeiro jogo da Seleção Brasileira.
Já no último jogo da Fase de Grupos, o aumento foi de 306%.
Logo, o impacto foi notável e muitos motoristas e gestores lucraram com o evento.
Oportunidade de negócio: Copa América
Assim, visando repetir o sucesso do mundial, fique ligado nas principais informações a respeito da Copa América.
Primeiro: as datas. O primeiro jogo acontece no dia 14 de junho e o último no dia 14 de julho.
Depois: as cidades. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador vão receber jogos.
A abertura será em São Paulo e o encerramento no Rio de Janeiro.
Estratégias por cidades
As partidas acontecerão no Maracanã, Morumbi, Arena Corinthians, Mineirão, Arena do Grêmio e Arena Fonte Nova.
Todas as cidades-sede da Copa América têm aeroportos. Por isso, conhecê-los e trabalhar por perto deles a partir de semana que vem já é o primeiro passo da sua estratégia.
Aeroportos
O Maracanã fica localizado em uma área de fácil acesso à diversas regiões do Rio de Janeiro. Fica a 20 minutos do Aeroporto Santos Dumont e a 30 min do Aeroporto do Galeão. Por isso, a partir da semana que vem já fique atento e busque estar perto dos aeroportos.
Já São Paulo é o maior mercado da Uber no mundo. Em dias comuns, o número de corridas já é altíssimo. Além disso, a cidade é a única que terá dois estádios recebendo partidas.
O Estádio do Morumbi fica na zona sul de São Paulo. O Aeroporto de Guarulhos fica a quase 2h do estádio.
Já o Aeroporto de Congonhas fica apenas a 30 minutos. É válido estar por lá algumas horas antes das partidas para os passageiros que decidirem chegar no dia do jogo.
Minas Gerais possui três aeroportos e todos eles ficam a menos de uma hora do estádio, em condições normais e sem trânsito.
A Arena do Grêmio, 7º maior estádio do país, fica em Porto Alegre. A 5,7km dele fica o Aeroporto Salgado Filho. Em condições favoráveis, são menos de 15 minutos de distância.
Por último, a Arena Fonte Nova, maior complexo esportivo e cultural da Bahia, fica em Salvador. Na cidade está localizado o Aeroporto Internacional de Salvador. Existem diversas formas de chegar ao aeroporto e as rotas variam entre 25 e 35 minutos.
Estações de ônibus, trem e metrô
Além de turistas internacionais, os jogos também vão receber turistas de outros estados e cidades. Por isso, outra grande oportunidade de negócio está nas estações de ônibus, trem e metrô.
A lógica para as estações de ônibus é similar a dos aeroportos. A maior parte dos turistas já começa a chegar nos primeiros dias de junho. Fique atento para os ônibus com viagens intermunicipais da sua cidade.
Se possível, dê uma olhada nos sites dessas rodoviárias e anote os horários de maior chegada de ônibus intermunicipais e interestaduais.
Já em dias de jogos, esteja por perto das estações cerca de duas horas antes das partidas. Certamente os transportes públicos estarão lotados e muitas pessoas vão preferir solicitar corridas.
Hotéis
Uma boa e velha conversa é uma das características da relação entre motoristas particulares e passageiros.
Por isso, explore isso ao máximo nas corridas iniciadas em aeroportos e rodoviárias. Converse sobre os lugares que o passageiro pretende ir antes e depois dos jogos.
Anote também os hotéis onde você vai deixar esses passageiros. Provavelmente será de lá que eles vão pedir corrida nos dias de jogos.
Fan Fests
Outro ponto-chave para ter mais corridas são as Fan Fests. Muitos torcedores não vão conseguir ir aos estádios e precisam de um lugar para assistir aos jogos.
Assim, a Brahma criou as Fan Fests. Em lugares famosos da cidade, a marca colocará telões para que os milhares de torcedores que ficaram de fora possam assistir as partidas.
Por isso, fique atento aos locais onde as Fan Fests acontecerão:
- Expominas – Belo Horizonte
- Anfiteatro Pôr do Sol – Porto Alegre
- Praça Mauá – Rio de Janeiro
- Farol da Barra – Salvador
- Parque do Ibirapuera – São Paulo
Descontos especiais
Após todas essas dicas de onde se posicionar, você já está mais do que preparado para ganhar mais dinheiro com a Copa América.
Porém, caso você seja o dono do seu próprio aplicativo de transporte, tem mais uma coisa que você pode fazer.
Já sabendo onde seus motoristas têm que estar, você precisa também que eles se destaquem e sejam os preferidos dos torcedores. E qual é um dos maiores atrativos? Descontos!
Por isso, entre na brincadeira do torneio e crie descontos especiais. Por exemplo: ofereça o cupom “MARACA” e dê descontos aos passageiros.
Dessa forma, seu aplicativo vai ser sempre lembrado pelos passageiros que, certamente, vão pedir corridas por ele de novo nos próximos jogos.
Agora que você já tem todos esses dados e dicas é só traçar sua estratégia de acordo com sua cidade e aproveitar essa ótima oportunidade de negócio que é a Copa América.