fbpx
55content-branco 2

Mobilidade Urbana em diferentes áreas

Ciclista pedalando

PUBLICIDADE

A mobilidade urbana está diretamente ligada à movimentação da economia e um dos exemplos disso é a criação de negócios de mobilidade em diversos ramos.

Por definição, a mobilidade urbana é o “deslocamento das pessoas e bens na cidade, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas e sociais”.

Ou seja, mais do que um simples ir e vir, a mobilidade urbana está diretamente ligada à movimentação da economia.

Quando falamos de aplicativos de transporte, podemos ter uma visão mais clara desse impacto, afinal, apps do tipo se tornaram referência para muitos quando se fala do tema mobilidade. Até porque o transporte e deslocamento cotidiano das pessoas sempre foi uma área carente em grande parte do Brasil.

Não à toa, um relatório produzido pela Uber em outubro de 2022 indica que 74% dos usuários apontam que a falta de opção de transporte público é um dos principais motivos para escolher usar a Uber.

A Uber é vanguarda e abriu as portas para que o setor de transporte de passageiros contasse com mais inovação e opções.

Mas, e em outros setores?

Não é somente a área de transporte que pode se beneficiar quando o conceito de mobilidade urbana é aplicado.

Alimentação

Talvez o exemplo mais claro, depois do transporte, em que a mobilidade urbana transformada em um negócio revolucionário.

Aplicativos como iFood, Zé Delivery, AiqFome e outros, trouxeram uma inovação que aos poucos muda os próprios hábitos de consumo da sociedade.

A fórmula de um ambiente de marketplace que também oferece entregas traz praticidade e agilidade para o dia a dia dos usuários.

O delivery, nesse modelo, deixou de ser tendência e passou a ser necessidade – da mesma forma que hoje viagens de Uber e outros aplicativos já fazem parte da rotina de muitos.

Saúde

Também há espaço de mercado a ser ocupado na área da saúde.

A Beep Saúde é um exemplo disso.

Com a proposta de unir medicina e mobilidade urbana, a startup surgiu oferecendo consultas médicas em casa.

E de que forma isso era feito? Pagando o Uber dos médicos até as residências.

A Beep ainda não tinha deslanchado, até que finalmente atingiu o modelo de negócio ideal: realizar exames laboratoriais e vacinação em casa, através de uma plataforma que une o cliente à frota da empresa.

Foi somente com a mobilidade urbana que a Beep se tornou a maior empresa de saúde domiciliar do Brasil.

Pesquisa

Executar um objetivo sempre está ligado a uma parte teórica.

Precisam haver planos e estratégias antes de tirar qualquer coisa do papel.

E caso eles não sejam bem traçados, o final pode ser desastroso.

É por isso que o mercado da mobilidade urbana sempre se apoiou em pesquisas, e um exemplo que surgiu dessa junção é a LoggiBUD.

A LoggiBUD é uma plataforma pertencente ao unicórnio brasileiro das entregas Loggi.

Ela tem o objetivo de analisar os detalhes que compõem o fluxo logístico, como as particularidades e os indicadores sociais e econômicos de cada local.

O objetivo da plataforma é fomentar e embasar pesquisas acadêmicas sobre logística enquanto se aproveita dos resultados delas para oferecer entregas ainda mais rápidas e eficientes.

Pet

O setor dos animais de estimação é um que já apontamos várias vezes como fértil para negócios da mobilidade urbana. Isso porque, o Brasil é o segundo país do mundo que mais possui animais de estimação e, convenhamos, ninguém trata eles como família da forma que fazemos.

Empresas como a PetDriver, aplicativo de transporte de passageiros em que todos os motoristas aceitam transportar animais, destacam-se no mercado por terem percebido muito bem esse fato.

Além disso, a empresa também oferecer soluções especiais para outras empresas do ramo pet, como veterinárias e pet shops, inovando no ramo das corridas corporativas.

A própria Uber já contou com a sua própria linha de transporte de animais, mas suspendeu a categoria, pelo menos no Brasil.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE