Motoristas que não colaborarem podem perder acesso à plataforma.
A Uber está introduzindo um conjunto de medidas educacionais obrigatórias para seus motoristas na Austrália, visando combater a recusa de serviço a passageiros acompanhados de animais de assistência.
A decisão vem após relatos de passageiros desapontados com a recusa de viagens por parte de alguns motoristas, mesmo acompanhados de seus animais de assistência.
Emma Foley, Diretora de Operações de Mobilidade da Uber Austrália e Nova Zelândia, ressaltou que a recusa de animais de assistência é inaceitável e um problema persistente no setor: “Implementando novas medidas focadas em garantir que todos os motoristas estejam cientes de suas obrigações e das consequências para aqueles que as ignoram, esperamos prevenir ao máximo esse tipo de situação”, disse Foley.
Como parte das novas diretrizes, a Uber desenvolveu, em consulta com especialistas do setor como a Vision Australia e passageiros que viajam com animais de assistência, um curso de vídeo educativo.
Esse curso destaca contas reais de passageiros, advogados da indústria e comentários de motoristas, abordando equívocos comuns sobre os animais de assistência.
A formação será obrigatória para todos os motoristas parceiros da plataforma até o final de maio, e eles não poderão conectar-se à plataforma até que completem o curso. Isso será reforçado por um aumento no número de lembretes no aplicativo e comunicações sobre as obrigações dos motoristas.
Chris Edwards, Diretor de Advocacia Governamental da Vision Australia, destacou a importância do treinamento: “É vital que os motoristas entendam que os animais de assistência não são animais de estimação. Eles são animais acreditados, altamente treinados, vacinados, limpos e não agressivos. Eles desempenham papéis diferentes para pessoas com deficiência e são um elo vital para ajudá-las a se movimentar pela comunidade com segurança e confiança. A lei é muito clara ao permitir animais de assistência em todos os modos de transporte”, afirmou.
Além do curso, a Uber adotou um programa mais rigoroso para lidar com motoristas que, mesmo após a educação, continuarem a recusar serviço a passageiros com animais de assistência.
Esses motoristas serão obrigados a realizar um teste de conhecimento e precisarão acertar 100% para recuperar o acesso à plataforma. Caso não consigam, podem perder permanentemente o acesso à plataforma da Uber.
Texto produzido com informações de assessoria.