Você pode encontrar o modelo de “Manual de boas-vindas para passageiros” na seção Materiais Gratuitos, dentro do Conecta.
Estamos estreando um novo quadro aqui no Conecta.
Não sei se você sabe, mas entrando no nosso site e indo até a aba de Material Gratuito, você tem acesso a várias ferramentas, ebooks, planilhas e muitas coisas bacanas para quem trabalha ou quer trabalhar com aplicativos de mobilidade e logística.
Toda semana tem material novo e, a partir de hoje, vamos apresentar e mostrar como você pode utilizar este material.
Vamos começar?
Manual de Boas-Vindas para Passageiros
O nosso conteúdo de estreia é o Manual de Boas-Vindas para Passageiros.
A ideia deste material é que ele seja um conteúdo que você possa divulgar nas redes sociais ou até imprimir e espalhar pela cidade, em estabelecimentos parceiros, por exemplo.
Mas, principalmente, enviar para o passageiro que acabou de se cadastrar na sua plataforma.
E para que ter um Manual de Boas Vindas para Passageiros?
Bem, além do óbvio, que é dar as boas vindas para os passageiros, o manual tem o objetivo de combinar alguns pontos com o cliente.
Como, por exemplo, taxa de cancelamento, revisão de tarifa e suporte.
O manual também pode passar algumas dicas gerais, o que o passageiro pode fazer para tornar a experiência dele melhor e como contribuir para a melhoria do aplicativo.
Mas vamos construir um exemplo de manual juntos?
Personalizando o seu manual
Então, bora lá, eu vou deixar o link para você ter acesso ao nosso modelo de manual de boas-vindas por aqui. Mas qualquer coisa, é só ir lá em machine.global/conecta e clicar na aba de material gratuito.
Por aqui, é só procurar pelo material, preencher o formulário e você terá acesso ao nosso manual.
Você vai acessar o nosso Drive. Para montar o seu próprio manual, você vem aqui em Arquivo, fazer uma cópia e toda apresentação.
A gente tem uma capinha aqui pronta, que você vai personalizar com o nome e a logo do seu aplicativo.
Introdução
Aí a primeira coisa que você vai escrever é uma ‘Introdução’.
Essa introdução serve, basicamente, para você dar as boas vindas aos passageiros.
A gente tem um modelo aqui pronto de introdução mas, é claro, você pode colocar do seu jeito.
“Bem-vindo ao nosso aplicativo, amigo passageiro!
Esperamos que sua experiência seja a melhor possível e estamos aqui para te ajudar no que for necessário.
Preparamos este manual com orientações gerais sobre o nosso aplicativo, o que você pode esperar da gente e como contribuir para ajudar a tornar sua experiência conosco, a melhor possível.”
Quem somos
Em seguida, é legal colocar uma aba de ‘Quem somos’, que vai ser uma breve apresentação da história do aplicativo. Por exemplo:
“O Nosso App é um aplicativo de mobilidade regional, fundado e gerido por empresários da nossa cidade.
Assim, o dinheiro arrecadado nas corridas do nosso aplicativo fica por aqui, gerando empregos diretos e indiretos e melhorando a vida da nossa população.
Nascemos em 2019, após João e Pedro, nossos fundadores, enxergarem a dificuldade enfrentada por motoristas locais, que já não conseguiam ter boas condições de trabalho e, como consequência, não conseguiam realizar bons atendimentos aos passageiros.
Dessa forma, o aplicativo passou a trabalhar para gerar condições boas para todos, criando assim um mercado cada vez mais saudável.”
Essa é uma história fictícia, baseada na história de muitos apps regionais e, é claro, você vai substituir pela história do seu aplicativo.
Agora, inicia uma parte muito importante.
Passo a passo
É o ‘Passo a passo’ de como o passageiro pode instalar e usar o seu aplicativo.
Aqui no modelo que a gente criou, já deixamos um passo a passo bem estruturado com imagens. Então, se você usa a plataforma da Machine, pode até manter ele.
E quais são esses passos?
Bem, para o passageiro que usa celular Android, o primeiro passo a gente coloca que é acessar o link do app na Play Store.
Já para os passageiros de iPhone, eles acessam a App Store.
Aqui no manual, a gente colocou um bit.ly, que é um encurtador de URL.
Geralmente, os links nas lojas de apps são grandes e não muito bonitos. Então você usa esse site aqui, o Bit.ly, faz o seu cadastro e coloca o link original e transforma ele em um link menor.
Então é só preencher no manual o seu link novo.
Com o aplicativo instalado, chegou a hora do passageiro fazer o cadastro.
Cadastro
Então, em seguida, o manual de boas-vindas para passageiros mostra o passo a passo para o passageiro se cadastrar.
A gente colocou aqui nas imagens, quais são os prints de tela que você pode tirar e substituir as imagens que colocamos, justamente para ficar personalizado com o rosto do seu aplicativo.
Então basta você tirar um print das telas que a gente falou, joga as imagens para o computador e, faz o upload da imagem bem aqui e substitui a imagem modelo que temos.
Então vamos lá. O primeiro passo para fazer o cadastro é entrar no aplicativo e clicar em cadastro ou entre através do seu Facebook.
Em seguida, o passageiro deve ler com atenção os termos de uso e marcar um check duas vezes.
Por fim, ele preenche as informações e confirma o cadastro.
Em seguida, o manual informa para o passageiro que assim que ele acessar, vai ser solicitado que ele deixe a geolocalização ligada, para ser possível encontrar o motorista mais próximo.
Pedir uma corrida
Na sequência, o material explica como o passageiro pode solicitar uma corrida pelo aplicativo.
O manual vai explicando desde a escolha do destino, passando pelas categorias, cupom de desconto, forma de pagamento, opcionais, estimativa de preço e, por fim, a solicitação.
Orientações Gerais
Na sequência, a gente colocou uma parte de orientações no manual.
Por aqui, você gestor ou gestora, vai dar para o passageiro algumas orientações sobre o uso da plataforma.
Então, por exemplo, colocamos aqui algumas orientações na hora do embarque, como solicitar a corrida apenas quando estiver no local do embarque, se o local do embarque for de difícil acesso, procurar por um mais tranquilo e qualquer dúvida ou orientação, entrar em contato com o motorista via chat do app.
Nesta parte, é importante falar também sobre taxa de cancelamento, caso o aplicativo tenha, já deixar informado quais são as normas para a aplicação.
Em seguida, a gente colocou também algumas orientações para a corrida, como colocar o cinto de segurança, confirmar o destino com o motorista e não pressionar o motorista para que ele cometa irregularidades.
A gente também deixou um espaço para orientações gerais, como gorjeta, achados e perdidos e o desembarque.
E, para finalizar, e muito importante, uma aba de contato, que você vai preencher com as informações da sua empresa.