fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMachine ConectaComo legalizar uma empresa de transporte executivo?

Como legalizar uma empresa de transporte executivo?

Legalizar uma empresa de transporte executivo, além de manter o negócio dentro das leis, garante mais autoridade ao serviço.

Grandes apps se popularizaram e, à medida que isso foi ocorrendo, alguns interessantes movimentos no mercado começaram a surgir.

Um deles é a criação de centrais de transporte de passageiros, fundadas por motoristas que começaram a ser requeridos constantemente para fazer corridas particulares.

Quando um passageiro gostava muito do trabalha do motorista, ele acabava pegando um contato para, em uma futura ocasião, solicitar o serviço dele.

Isso ocorria principalmente quando o passageiro entendia que precisava de alguém de confiança para o transporte em uma situação mais delicada, como o deslocamento dos filhos, uma viagem, transporte de material de alto valor e assim por diante.

Dessa forma, o serviço ia crescendo, um colega pegava o serviço, indicava outro e quando eles percebiam, o grupo estava com sua própria cartela de clientes, independente dos grandes apps.

Assim, algumas dessas centrais começaram a crescer e formaram de um negócio no ramo do transporte por passageiro.

No entanto, o serviço muitas vezes não está de acordo com as normas e funciona de maneira informal.

Por que legalizar a empresa de transporte?

Assim como o planejamento e a execução, legalizar a empresa de transporte executivo é um dos fatores mais importantes para a ascensão e consolidação da mesma no mercado.

Isso porque o serviço de uma empresa, que está dentro dos padrões e conformidades da lei, apresenta ainda mais credibilidade aos clientes, o que fortalece a marca.

Além disso, configura uma segurança para ela mesma, pois o ato de legalizar está atrelado aos departamentos financeiro e contábil.

Estando dentro das normas, você tem o caminho facilitado para conseguir atrair investimentos e empréstimos e, assim, expandir o negócio.

Uma outra possibilidade é você conseguir lançar o próprio aplicativo da sua central de transporte, já pensou?

Então, para legalizá-la, é necessário atentar-se aos próximos passos.

Passos para a legalização da empresa

Esses são alguns dos principais passos referentes à parte burocrática do negócio, que podem auxiliar os gestores:

Separar a documentação

Você, gestor, deverá separar uma série de documentos, requeridos para legalizar a empresa. São eles:

  1. CNPJ;
  2. Documentação na Junta Comercial;
  3. Cópia autenticada do RG e CPF;
  4. Registro na Secretaria Estadual da Fazenda (para as operações da empresa, que movimentam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), serem fiscalizadas);
  5. IPTU da sede;
  6. Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  7. Alvará de funcionamento;
  8. Documentos específicos da sua região/cidade.

Alguns documentos são separados, para os sócios e para a empresa. Estes, estão discriminados no portal abertura simples, como o contrato social, o registro na junta comercial e o alvará.

Além disso, vale atentar-se também à todas as licenças de funcionamento, condições para validar o alvará de funcionamento, e que podem “envolver” diversos departamentos, como a Prefeitura.

Obter auxílio extra de outras ferramentas

O portal Abertura Simples é um dos que realizam o processo completo, para que o empreendedor instaure seu serviço de forma rápida e segura. É uma opção, caso esteja buscando ajuda para a instauração do seu projeto.

O Sebrae também disponibiliza informações sobre os principais passos, para que os empreendedores consigam desenvolver seus projetos e, por fim, formalizá-los de acordo com a Lei.

Agora, seguindo os passos e sugestões, você estará ainda mais perto de oferecer o melhor serviço de transporte executivo aos seus clientes, além de posicionar-se bem no mercado.

Conheça mais sobre a Machine no nosso canal no YouTube. Inscreva-se e aproveite!

Relacionadas

Últimas notícias