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Os indicadores de desempenho da Plataforma Machine

Os indicadores de desempenho são dados-chave para o empreendedor entender os rumos do seu aplicativo de transporte e, se necessário, corrigir as rotas.

Publicado em 17/08/2020 – Atualizado em 28/03/2022

Como eu sei que meu time está no rumo certo?

É pela quantidade de títulos que ele ganhou no ano? Ou pela quantidade de vitórias que ele teve no campeonato? 

No futebol, um título ou até mesmo uma vitória em um jogo importante  é o resultado final de uma jornada, que começa lá atrás.

Os analistas de desempenho vão ficar de olho na porcentagem de toques certos que o time dá, de chutes ao gol e de pequenos detalhes que somados vão resultar em uma vitória.

No transporte por aplicativo não é diferente.

E a gente chama isso de indicadores de desempenho.

Assim como o título é resultado final de um trabalho bem feito no futebol, a quantidade de corridas ou quanto você vai ganhar com seu app de transporte, vai ser o resultado de diversos outros fatores.

E é justamente por isso que você precisa ficar de olho nos indicadores.

Bem, então vamos dar uma olhada no que a plataforma da Machine te disponibiliza.

Corridas

Captura de tela demonstrando um dos indicadores, sendo este corridas solicitadas

Aqui, além do número de gols que seu aplicativo teve, ou melhor, do número de corridas solicitadas, você consegue ver:

  • Finalizadas: corridas de fato realizadas pelos motoristas;
  • Não atendidas: corridas que ficaram tocando e tocando, mas ninguém atendeu;
  • Canceladas: corridas canceladas pelo passageiro, motorista ou pelo próprio aplicativo.

Dica da Machine: é importante manter a taxa de corridas finalizadas sempre acima de 70%, ou seja, a cada 10 corridas que seu app tiver, o ideal é que você atenda pelo menos 7, que é o número mágico dos apps de sucesso que a gente conhece.

Então defina isso como uma meta da sua empresa.

Caso o gestor identifique que muitas de suas corridas não estão sendo atendidas ou até mesmo canceladas, é necessário atentar-se a essas informações.

É indicado que ele pegue uma amostra dessas corridas e analise se há semelhanças entre elas, como:

  • As corridas não atendidas estão ocorrendo em locais semelhantes?
  • Há uma grande demanda de corridas para pouca oferta de motoristas?
  • O tempo médio de espera por um motorista está alto demais?

Respondendo a essas perguntas, o gestor estará para tomar medidas sempre na direção de transformar todas corridas solicitadas em finalizadas.

Origem das corridas finalizadas

Gráfico analisando o indicador de origem das corridas

A origem das corridas finalizadas é por onde as corridas finalizadas estão sendo chamadas.

A importância desse indicador é avaliar o comportamento médio do usuário e entender suas preferências. A depender do modelo do negócio, deve-se estabelecer metas de uso para cada tipo de origem.

Nos ramo de transportes, elas podem ocorrer de três formas:

  • Aplicativo: é aquela forma tradicional que a gente conhece, ou seja, seu passageiro baixou o app na loja virtual e pediu o carro direto por lá;
  • Site: é quando a solicitação é feita pela plataforma;
  • Maçaneta: são aquelas corridas de táxi ou mototáxi solicitadas diretamente na rua.

As corridas pelo site, geralmente, podem acontecer em dois cenários. 

O primeiro deles é quando a empresa tem um call center ou número de whatsapp para solicitar corridas.

Assim, o passageiro entra em contato, passa para o operador as informações, ou seja, nome, telefone, endereço de partida e destino e pela plataforma da Machine, um funcionário do app solicita o carro.

O outro cenário em que a solicitação pelo site pode ser feita é quando a empresa atende hotéis, restaurantes ou outras empresas da cidade.

Aqui na plataforma da Machine, é possível dar um acesso para esses estabelecimentos parceiros e eles mesmos conseguem solicitar um veículo da sua frota.

Em relação às corridas maçanetas, para os serviços de transporte privado de passageiros, é importante estar atento à regulamentação da sua cidade sobre este tipo de chamada.

Ganhos gerais

Gráfico analisando o indicador de ganhos gerais

Os ganhos gerais são a soma do valor das corridas em um determinado período.

Além de possibilitar realizar a estimativa do faturamento da empresa, principalmente caso o aplicativo cobre por porcentagem, os ganhos gerais oferecem um bom embasamento sobre os rumos do negócio.

Mas além de olhar os dados dos ganhos crus, analisar a origem é uma forma interessante de entender mais sobre a empresa e sobre o comportamento dos clientes.

Por isso, observe quais são as principais formas de pagamento das corridas.

No Brasil, o dinheiro em espécie ainda é a forma favorita para pagar serviços e produtos. Por isso, possivelmente grande parte dos apps terão o dinheiro como sua principal forma de pagamento.

No entanto, analise se há aumento de pagamentos por cartões de débito e crédito. Talvez seja hora de adquirir maquininhas para a empresa.

Lembrando que os passageiros dos aplicativos  da Machine podem pagar em dinheiro, cartão de débito e crédito na maquininha, Pix, Picpay, cartão de crédito direto no app, além dos voucher físico e eletrônico.

Ticket médio por corrida

Gráfico analisando o indicador de ticket médio pro corridas

O ticket médio é um indicador comum em diversos negócios e diz respeito a quantos reais, em média, custa cada compra ou serviço realizado pela empresa.

No caso dos aplicativos de transporte, ele é calculado dividindo os ganhos gerais por todas as corridas realizadas no mesmo período.

Então, por exemplo, se o ganho geral do aplicativo foi de R$ 10.000 e ele teve 1.000 corridas no mês, o ticket médio é de R$ 10.

Dessa forma, o gestor consegue visualizar se cada corrida tem gerado bons ganhos para os motoristas.

Motoristas ativos

Gráfico analisando o indicador de motoristas ativos

O indicador de motoristas ativos é a quantidade de profissionais que ficaram logados pelo aplicativo em determinado período.

Este é um bom indicador para avaliar crescimento ou decréscimo ao longo do tempo.

No caso de aplicativos que utilizam plataformas que cobram por motoristas cadastrados, também é importante para avaliar se não estão realizando gastos desnecessários com motoristas cadastrados e que não estão se logando mais pelo app.

Corridas por motoristas

Gráfico analisando o indicador de corridas por motorista

O indicador de corridas por motoristas é calculado dividindo a quantidade total de corridas finalizadas em um determinado período pela de motoristas ativos.

Ele é essencial para identificar se é momento ou não de cadastrar novos motoristas.

Afinal, não é um bom sinal identificar que, em média, os motoristas estejam realizando poucas corridas cada um pelo app. Pode ser um sinal de uma alta oferta de motoristas para uma baixa demanda de corridas.

Este indicador requer uma atenção super especial, porque a gente já viu alguns aplicativos de muito potencial se complicando neste quesito. 

Vamos imaginar um aplicativo que faça 10.000 corridas mensais com um ticket médio de R$ 10, perfeito? 

Vamos colocar uma taxa de 10% neste app. Então, se ele fez 10.000 corridas com um ticket médio de R$ 10, ele teve um ganho de R$ 100.000, R$ 90.000 foi para o bolso dos motoristas e R$ 10.000 para o aplicativo.

Esse aplicativo aqui tem 20 motoristas cadastrados e ativos na plataforma. Isso significa que, em média, esses motoristas ganharam R$ 4.500 fazendo 500 corridas no mês.  

Aí então o dono deste app olha e pensa “Hmmmm, agora eu vou fazer uma campanha para atrair mais motoristas para a plataforma”. 

No mês seguinte, ele cadastrou mais 20 motoristas

Agora, este app tem 40 motoristas. No entanto, o número de corridas e o ticket médio não aumentam proporcionalmente. Isso significa que, em média, os motoristas vão pegar 50% menos corridas e, consequentemente, ganhar 50% a menos.

Gente, esse é um ponto muito importante.

Só cadastre novos motoristas quando houver aumento da demanda de corridas.

E para isso, o indicador-chave é a corrida por motorista. Nossa dica é que cada motorista deva realizar, no mínimo, 10 corridas diariamente pelo seu aplicativo

Passageiros cadastrados

O indicador passageiros cadastrados é o número de pessoas aptas a pedir uma corrida pelo aplicativo.

Também é um indicador importante de se observar, principalmente em relação a sua evolução ao longo do tempo. Afinal, é um trabalho importante atrair novos passageiros.

Esse dado te permite analisar, por exemplo, se uma ação de marketing teve o impacto esperado ou não.

Gráfico analisando o indicador de passageiros cadastrados

Todas as imagens de indicadores de desempenho foram retiradas da plataforma da Machine, que possui um completo painel de indicadores, permitindo que o gestor do app tenha acesso fácil e rápido aos dados aqui citados.

Net Promoter Score

Gráfico de Net Promoter Score

O NPS é uma sigla, em inglês, para Net Promoter Score. 

Essa Pontuação vai te mostrar o quanto seus passageiros ou motoristas de 0 a 10, indicariam seu aplicativo para um amigo.

Essa pontuação é dada direto no aplicativo, como você pode pode ver na imagem aqui tela.

As notas de 0 a 6 são consideradas de detratores, ou seja, pessoas que dificilmente indicariam seu aplicativo para amigos. De 7 a 8, são pessoas neutras, ou seja, que nem falariam mal nem bem do seu app.

E de 9 a 10 são os promotores, pessoas super indicaram o seu aplicativo para amigos.

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