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Ideias para o lançamento do seu aplicativo

Ideias para o lançamento do seu app

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Confira algumas ideias e materiais para apoiar no lançamento do seu aplicativo de transporte.

Se você chegou aqui para aprender como criar um aplicativo de transporte, eu digo em relação a parte técnica ou burocrática como nome, logo e CNPJ, eu aconselho que você se inscreva na Maratona da Machine.

No nosso texto de hoje, eu quero falar sobre o lançamento em si.

A preparação para colocar o aplicativo na rua.

Vamos lá?

Faça uma grande reunião com os motoristas da cidade

O primeiro passo para fazer o lançamento do seu aplicativo é preparar uma grande reunião com os motoristas da cidade.

Procure um local que você possa alugar por um período. Um clube, teatro, salão de festa.

Este local precisa ser bem arejado ou possuir ar-condicionado, além de internet, boa acústica, aparelhos de som e um espaço em que você possa projetar uma apresentação.

Conte a história dos aplicativos de transporte

Nessa apresentação, você vai contar brevemente a sua biografia e iniciar recapitulando a história dos aplicativos de transporte no Brasil.

Você conta um pouquinho como foi o início, os bons ganhos, até fazer a virada para o momento de hoje. Procure atingir o que a gente chama de principal dor dos motoristas da região.

Ou seja, o que mais está incomodando o pessoal? são os ganhos baixos? As taxas altas? A falta de segurança?

Apresente o seu modelo

A partir daí, você vai apresentar o seu modelo.

Apresente como é a proposta de aplicativo que você está trazendo, quais são seus diferenciais, suas tarifas e taxas.

Não esqueça de passar uma lista de presença pedindo a autorização dos participantes para receberem contato via e-mail ou whatsapp.

Finalize com seu telefone de contato.

E o mais importante, ao final da sua explanação, abra o microfone para os motoristas tirarem dúvidas e fazerem sugestões.

Se for preciso, faça mais de uma reunião como essa.

Também é interessante que você distribua para eles alguns panfletos, assim eles podem ir divulgado o aplicativo.

Realize pré-cadastro de motoristas

Neste momento, você está criando a sua base de motoristas. 

Então, inclusive, você já pode enviar para eles um formulário de pré-cadastro no aplicativo.

Como a gente alertou lá no no episódio 1 do Por Dentro da Plataforma, é muito importante que você fique atento na relação corridas por motoristas.

Como no início, você ainda não vai ter essa métrica, você pode colocar uma proporção de 10 passageiros para 1 motorista.

Ou seja, realize o pré-cadastro dos motoristas, mas deixe claro que isso ainda não garante o cadastro em si, que só vai ser liberado quando tiver aumento de demanda.

Você pode organizar este evento 1 mês antes do lançamento do aplicativo. Mas é importante ir sempre nutrindo esse pessoal, para deixá-los bem engajados até o dia do lançamento.

Divulgação para passageiros

Já em relação aos passageiros, o ideal é que você comece a divulgação mais próximo do lançamento.

Contrate banners, outdoors e faça panfletagens em locais movimentados da cidade, como estações de ônibus e metrô.

Esses locais costumam ser pontos de embarque e desembarque de corridas de transporte por app também.

Uma outra forma de atrair passageiros antes do lançamento do seu aplicativo é tentar contato com empresas e estabelecimentos locais.

Ofereça cupons de descontos personalizados para clientes e colaboradores destes locais.

Inclusive já poderemos fazer uma parceria com essas empresas.

Dessa forma, você já vai criando ali uma massa de passageiros para quando o aplicativo estiver na rua.

Não esqueça de ir divulgando todas essas novidades com os motoristas que participaram da reunião.

Faça cupons de desconto, seja para uma primeira viagem ou para o dia do lançamento do aplicativo.

E é importante que durante todo esse período, você não esqueça também de abastecer as suas redes sociais com algumas informações sobre o aplicativo.

Separe uma verba para impulsionar dentro da sua própria região o aplicativo.

O Meta Business Suit, antigo Facebook Ads, conta com funcionalidades de impulsionamento para downloads de aplicativos.

Com essas etapas realizadas, seu aplicativo já está pronto para ir para rua.

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