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terça-feira, novembro 28, 2023

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TUDO o que você precisa saber sobre gestão de fila

A gestão de fila é a forma de organizar as corridas que são realizadas atrás do despacho por área nos aplicativos da Machine.

Quando o passageiro solicita um carro. Para quem a corrida vai?

Para o motorista que está mais próximo ou para o motorista que logou primeiro? 

Cada aplicativo tem seu próprio parâmetro.

A Uber, por exemplo, costuma mandar para o motorista que está mais próximo.

Isso a princípio, pois ela tem outras variáveis.

Por exemplo, nos aeroportos, ela cria uma fila virtual e a corrida vai para o motorista que chegou primeiro ali no aeroporto.

SSA Airport
Mapa virtual no Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Salvador. Foto: Uber/Reprodução

Nos aplicativos criados com a nossa tecnologia, o gestor define se quer disparar as corridas por proximidade ou por fila, que chamamos de área.

No Por dentro da plataforma de hoje, eu quero te mostrar como é feita essa gestão de fila por aqui.

A gestão de fila na Machine

Para fazer a configuração do tipo de despacho, o gestor entra em contato direto com nosso time de suporte.

Com a configuração feita, ela vai aparecer bem aqui nessa tela.

No exemplo, a tela está configurada para um despacho por proximidade.

Agora, para configurar a fila, vamos em cadastro e gestão de fila.

A 1º opção de configuração são os pontos de apoio.

Pontos de apoio

Ponto de apoio é como uma variante do despacho por área.

Vamos imaginar um ponto de táxi?

Geralmente, no “mundo real”, os taxistas trabalham em fila.

Ou seja, quem chega primeiro ganha uma posição ou quem está há mais tempo sem pegar corrida, é o próximo.

Então, o que o sistema da Machine permite?

Quando os motoristas trabalham em um ponto fixo, é possível definir este local no mapa.

Sempre que um motorista se aproxima deste ponto, ele ganha uma posição na fila.

Então você cria uma pequena região para representar esse PA.

Acima deste ponto fixo, a gente cria uma região maior, que é o local que será atendido por esses motoristas.

Por que você concorda comigo que não faz muito sentido fazer um despacho por área na cidade toda.

Imagina um passageiro que pede uma corrida na zona sul e o próximo motorista da fila está na zona norte. Não dá, né?

Abrangência por motorista

Eu coloco em abrangência por motorista, a área deste PA, ou seja, em que posição que o motorista vai ganhar um lugar na fila. 

Eu posso colocar aqui, um raio de 20 metros. Assim, sempre que o motorista estiver a vinte metros deste ponto que eu defini, ele vai ganhar um lugar nessa fila virtual para pegar o passageiro.

Abrangência por cliente

A abrangência por cliente é a distância dos passageiros que serão atendidos por este ponto de apoio.

Por exemplo, coloco aqui 30 metros. Isso significa que os passageiros que solicitam corridas a trinta metros de distância deste PA, serão atendidos por esse grupo de motoristas.

Áreas

Sobre este assunto, a gente já falou dele em um vídeo anterior, quando conversamos sobre cerca eletrônica.

Em área, eu crio a região que quando o motorista entrar, ele ganha uma posição na fila. Isso quando a gente não habilitou um ponto de apoio, por que nesse caso, ele vai ganhar a posição ao entrar no PA.

Criei aqui minha área na Barra da Tijuca.

Isso significa que quando entrar nessa região, ele vai ganhar uma posição na fila. E vai atender os passageiros que solicitarem corrida nesta região. Perfeito?

Ali em prioridade, geralmente, eu deixo em 1.

Mas, caso eu coloque duas áreas sobrepostas, aí eu tenho que indicar de quem é a prioridade. 

Quer um exemplo?

Eu tenho um shopping que fica dentro de um bairro. O Shopping do Limão que fica no bairro do Limão.

Então, eu crio a área Bairro do Limão e dentro eu crio a área Shopping do Limão.

Se a pessoa pede uma corrida dentro do shopping. A corrida vai para um ou outro?

É para isso que serve a prioridade, para indicar a preferência da corrida. Sendo que 1 é de maior preferência e 5 de menor preferência. 

Por fim, eu vou ter a configuração de plantão. 

Configurações de plantão

O plantão é usado muito por centrais de táxi.

Tem aqueles momentos do dia que tem pouca demanda de corrida e poucos motoristas trabalhando.

Então, eles combinam para alguns ficarem de plantão.

Essa funcionalidade serve para dar prioridade para aqueles motoristas que estão no plantão.

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