fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMachine ConectaFiltros no aplicativo: o que são e como fazer?

Filtros no aplicativo: o que são e como fazer?

As plataformas da Machine possibilitam a criação de filtros no aplicativo, conectando passageiros com necessidades específicas à motoristas aptos a realizar este tipo de serviço.

Já percebeu que às vezes o passageiro tem uma necessidade que nem todo motorista consegue cumprir?

Por exemplo, recentemente eu adotei uma cadelinha e, quando eu saio, às vezes eu quero ir com ela.

Mas poxa, eu entendo que nem todo motorista quer colocar um cachorro dentro do seu carro e isso precisa ser respeitado.

Atualmente, nos grandes aplicativos, eu preciso entrar em contato com o motorista e perguntar se ele aceita ou não levar um animal de estimação.

Não seria legal se eu pudesse só selecionar uma opção e o próprio app mandar a corrida para um motorista que aceite fazer este tipo de serviço?

É para isso que existem os filtros nos aplicativos Machine.

Filtro x Categoria

O filtro é uma funcionalidade que busca conectar passageiros com necessidades específicas a motoristas aptos a realizar este tipo de serviço.

Um primeiro ponto que é interessante destacar é a diferença entre filtro e categoria.

Também é possível criar categorias nos aplicativos Machine mas, para isso, é necessário entrar em contato com o time de suporte.

A diferença da categoria é que nela é possível alterar os preços das tarifas.

Então, você pode ter uma categoria básica e uma premium, com preços diferentes.

Já o filtro, não altera o preço. Por isso, eu posso pedir um carro na categoria premium e colocar como filtro: aceita animais.

O que vai fazer a corrida ser mais cara é a categoria, não o filtro.

Configurando filtros no aplicativo

Dito isso, vamos para as configurações de filtros no aplicativo

Para isso, eu venho em configurações, gerais e filtros.

Nós já deixamos 7 filtros pré-configurados, para os gestores poderem habilitar e desabilitar a hora que quiserem.

O primeiro é o motorista mulher. Ele, como o nome diz, serve para conectar passageiras mulheres com motoristas mulheres, já que muitas passageiras se sentem mais seguras ao serem transportadas por uma motorista.

Lembrando que os grandes aplicativos, tanto a Uber quanto a 99, possuem iniciativas parecidas em alguns lugares do Brasil. U-Elas e 99Mulher são programas para motoristas, que podem escolher só transportar passageiras.

O próximo filtro pré-configurado é o transporte de animais, olha aí, ideal para o meu caso.

É interessante que a Uber já teve uma categoria dessa no Brasil, o UberPet, que continua em alguns locais do mundo. Mas, em meados de 2016, ela foi suspensa por aqui e desde então surgiram aplicativos específicos para o setor, como a PetDriver.

O próximo filtro é o transporte de encomendas, estilo Uber Flash e 99Entrega,

Também temos o transporte de cadeirantes e o porta-mala grande.

E, para fechar os filtros pré-configurados, a gente tem o veículo à disposição, que é a indicação de que o motorista vai ficar à disposição do passageiro para mais de uma corrida ao longo do dia – a Uber tem isso fora do Brasil, a Hourly –  e a opção com retorno, que é quando o motorista precisa ir e buscar o passageiro.

Além dos filtros configurados, você também pode criar os seus próprios filtros. E aí você pode ser criativo.

Com eles feitos, é só clicar em gravar e prontinho.

Quando seu passageiro for solicitar uma corrida, ele vai preencher o endereço e na hora de configurar, vai aqui em opcionais, selecionar o filtro e confirmar.

Um ponto muito importante. Só acrescente filtros quando você tiver certeza de que há motoristas disponíveis para fazer o serviço. 

Caso contrário, isso vai gerar uma frustração no passageiro, que vai se animar com a possibilidade de pegar um motorista que atenda exatamente o que ele precisa, mas vai ficar esperando.

Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias