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Como os passageiros podem apoiar os motoristas?

Passageiro entregando cartão de crédito para motorista

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Veja como os passageiros podem apoiar os motoristas da cidade e gerar melhores condições de trabalho para os profissionais.

Publicamos um texto explicando o porquê dos motoristas estarem cancelando tantas corridas.

Agora, vamos explicar como os passageiros podem ajudar os motoristas da cidade.

Os aplicativos possibilitaram que muitas pessoas tivessem acesso a um transporte mais ágil, seguro e eficiente.

Porém, com o passar do tempo, o mercado acabou ficando desequilibrado, prejudicando especialmente os motoristas.

Sem motorista não há transporte por aplicativo.

Por isso, se você é passageiro e quer continuar desfrutando dos benefícios deste mercado, separamos algumas dicas de como você pode auxiliar os motoristas da sua cidade.

Agilidade no embarque e nas paradas

O motorista não recebe pelo tempo que fica parado esperando o passageiro embarcar ou nas paradas.

Por isso, sempre que for pedir um transporte por aplicativo, certifique-se que já está no local do embarque. Dessa forma, assim que o motoristas chegar, o passageiro já pode embarcar rapidamente.

O mesmo vale para as paradas. Se você é o passageiro que irá embarcar em uma das paradas, já fique no local do embarque assim que seu/sua parceiro/parceira de viagem estiver a caminho.

Caso contrário, já vá alertando seu/sua parceiro/parceira que você está próximo.

Gorjetas

Se o principal problema que os motoristas têm enfrentado são os baixos ganhos, oferecer gorjetas também é uma forma de compensar todo trabalho realizado pelos profissionais.

Nas grandes plataformas é possível pagar a gorjeta diretamente pelo app.

Já nos aplicativos regionais, você pode fazer o pagamento diretamente para o motorista em dinheiro ou via Pix.

Para os passageiros que estão tendo muitas corridas canceladas, entrar em contato com o motorista via chat para oferecer uma gorjeta é uma boa possibilidade.

Preferência aos aplicativos regionais

Os aplicativos regionais tendem a garantir melhores condições para os motoristas.

Por ser uma empresa local e não precisar do mesmo nível de retorno das grandes multinacionais, estes aplicativos conseguem trabalhar com taxas menores, garantindo ganhos maiores para os motoristas.

No entanto, essas empresas precisam do apoio dos passageiros para que tenha viagens para os motoristas e garantir o avanço do serviço.

Respeitar o limite de passageiros no veículo

Com a pandemia da Covid-19, os aplicativos determinaram que motoristas devem levar no máximo 3 passageiros.

Com o avanço da vacinação e a flexibilização das regras, é possível que em pouco tempo os apps voltem a aceitar 4 passageiros: 3 no banco de trás e 1 na frente.

Querendo economizar alguns reais, muitos passageiros solicitam que o motorista leve mais pessoas do que cabe no veículo.

Além de ser um risco à segurança, essa prática transforma o que deveriam ser 2 viagens em apenas 1, tirando a possibilidade de um outro profissional também trabalhar.

Informar o destino ao motorista

Como já falamos, alguns aplicativos não informam o destino final para o motoristas e é por isso que muitas vezes eles questionam o passageiro via chat.

O profissional tem direito de saber se aquele serviço funciona ou não para ele, por isso, caso ele pergunte, informe ao motorista para onde está indo.

Busque também estar em contato com o motorista para garantir a melhor localização para o embarque.

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