fbpx
55content-branco 2

Como funciona uma empresa de motoboy?

Como funciona uma empresa de motoboy?

PUBLICIDADE

Se você tem interesse em empreender na área de entregas e aproveitar o momento aquecido do mercado, é importante saber como funciona uma empresa de motoboy.

Você, como empreendedor, gostaria de administrar toda a logística de entregas de uma empresa de motoboy? Então, ter a sua própria empresa nesse ramo pode ser a solução.

Dessa forma, você também terá a possibilidade de gerir um negócio que vem crescendo constantemente, devido à alta demanda do mercado atual.

Nas entregas, o serviço dos motoboys assume um papel importante e, no presente momento, até mesmo indispensável, devido ao isolamento social.

Nesse contexto, houve aumento da demanda de entregas, para diversos players desse mercado, como iFood e Loggi, por exemplo.

Como funciona uma empresa de motoboy?

Muitas dúvidas surgem para aqueles que querem atuar nessa área. As possibilidades são muitas para uma empresa de motoboy, pois estas podem ser contratadas por diversos estabelecimentos, como farmácias, restaurantes e lojas de departamento, dentre outros.

Segundo o SEBRAE e o site Novo Negócio, há alguns passos importantes para a abertura de uma empresa de motoboy.

Então, para abrir a sua própria empresa no ramo e tocar esse negócio, é necessário se atentar a esses passos:

  • pesquisar o mercado, para entendê-lo melhor e saber em que nicho pretende atuar. Como exemplos, uma empresa de motoboys pode prestar serviço de entregas, mototáxi, serviço focado em entregas de documentos (confidenciais e de alto valor financeiro)… com a escolha do setor de atuação, é possível definir o serviço que será oferecido;
  • conhecer a concorrência para, posteriormente, criar o diferencial do seu negócio. Pode ser o fato do seu serviço funcionar de forma abrangente, em várias regiões, nas condições de pagamento, ou mesmo o horário de funcionamento… o que vale é o oferecimento de vantagens à clientela, que tem muitas opções de serviço disponíveis;
  • fidelizar os clientes que contratarão o seu serviço, como lojas de departamento, farmácias, restaurantes. Você, gestor, pode desenvolver e oferecer condições de pagamento específicas a eles que, diante da qualidade do serviço prestado, permanecerão com você;
  • divulgar a sua marca, de formas convencionais, como rádio e TV, ou na internet, por meio de conteúdo nas redes sociais. Além disso, na internet, você também pode criar anúncios em sites que dialoguem com o seu negócio de motoboys;
  • recrutar a frota de entregadores, e treiná-los, para que possam aplicar durante os deslocamentos. É necessários que seus motoboys estejam alinhados com os procedimentos de segurança, uniformizados e possuam carteira de habilitação em dia, para que possam atuar;
  • escolher a localização da sua central de motoboys, sendo estratégica, de acordo com a clientela do serviço. Dessa forma, é mais provável que critérios como pontualidade sejam correspondidos, pela proximidade aos locais de coleta e, também, de entrega.

Por fim, é interessante que o gestor da empresa de motoboys defina a estrutura física da mesma, considerando escritórios, área comum aos motoboys, sala para treinamentos e local para acomodação das motos.

Cadastro de motoboys

Com a Machine, você cadastra seus motoboys na plataforma. Esse cadastro irá conter as informações sobre cada entregador.

Posteriormente, há o disparo de pedidos no app; os clientes solicitarão diversos produtos e esses pedidos serão repassados aos motoboys da vez.

Durante os deslocamentos, o gestor poderá acompanhá-los dentro da plataforma, tendo acesso a quaisquer percalços que possam ocorrer no trajeto do motoboy até o ponto de entrega, a casa do cliente, por exemplo.

Feita a entrega dos produtos solicitados, os motoboys retornam para novas coletas e realizarem outras entregas.

Vale ressaltar que, atualmente, o processo de funcionamento de uma empresa de motoboy passa pela utilização da tecnologia, porque é a partir dela que esse processo se torna mais eficiente, automatizado e satisfatório. A consequência desses fatores é a melhor experiência possível aos clientes.

Como ter a minha própria empresa?

Caso haja interesse de ter a sua própria frota de motoboys, você pode contar com a nossa tecnologia. Com a Machine, você pode ter o próprio aplicativo de entregas, semelhante ao Loggi.

A tecnologia Machine possibilita o controle e gerenciamento das entregas do seu negócio, sem a necessidade de serviços de terceiros. Em nossa plataforma, você pode cadastrar seus motoboys, definir o valor do frete, acompanhar o deslocamento dos produtos solicitados até a casa dos clientes, além de oferecer o serviço da sua empresa aos estabelecimentos.

Além do blog, você pode conhecer mais sobre o serviço de entregas pelo nosso canal no YouTube. Inscreva-se e aproveite!

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE