fbpx
55content-branco 2

Como criar um aplicativo de transporte “grátis”?

Como criar um aplicativo de transporte ˜grátis˜?

PUBLICIDADE

Não é possível criar um aplicativo de transporte “grátis”, pois é uma ferramenta complexa que requer a contratação de profissionais e outros sistemas para um bom funcionamento do app.

Segundo dados da ferramenta Ubersuggest, mensalmente, há 110 buscas de pessoas curiosas em saber como criar um aplicativo de transporte “grátis”.

Aqui no Conecta, já lançamos um texto sobre quanto custa criar um aplicativo de transporte.

Por isso, se você já assistiu a esse conteúdo, é provável que já saiba o porquê de não ser possível criar um aplicativo de transporte “grátis”.

Se você ainda não sabe, não tem problemas. A gente vai te explicar.

No conteúdo sobre quanto custa criar um app, eu relembro de uma história que passei com um colega programador.

Eu virei para ele e perguntei quanto custa construir um aplicativo do zero e ele me respondeu com uma outra pergunta:

– Quanto custa construir uma casa?

A resposta, logicamente, vai ser depende, porque vai variar de acordo com a qualidade e experiência dos profissionais que você contratar, do material que você comprar e do tamanho da casa que você quer construir.

Assim, perguntar como criar um aplicativo de transporte “grátis”, é o mesmo que perguntar como construir uma casa de graça, ou seja, é impossível.

Para você criar um aplicativo de transporte há, basicamente, três caminhos: contratar uma plataforma white label, ter uma equipe de tecnologia própria ou contratar uma desenvolvedora de software.

Nos três casos, você vai precisar desembolsar. O quanto, vai depender dos critérios que já comentamos.

E, é sempre bom lembrar, não basta apenas criar um aplicativo de transporte. É preciso mantê-lo e, por isso, você vai precisar de profissionais, contratar serviços de mapas e armazenamento de dados.

O Google Maps, por exemplo, que é a tecnologia de mapas mais utilizada pelos aplicativos de mobilidade, cobra por cada requisição.

Ou seja, sempre que um passageiro fizer uma simulação de viagem, sua empresa será cobrada.

Na internet, você consegue encontrar tutoriais de programação e até mesmo de criação de apps sem programação, o chamado no-code. No entanto, lembre que uma hora ou outra, você precisará investir no desenvolvimento do seu app.

Plataforma White Label

Um aplicativo White Label é uma plataforma base que é licenciada para empreendedores que queiram lançar seus apps sem precisar construir um do zero.

As empresas responsáveis por desenvolver esse tipo de aplicativo geralmente cobram uma taxa de desenvolvimento e mensalidades para cobrir os custos de manutenção, dos servidores e atualização dos aplicativos.

Ao contrário dos dois próximos casos, não há muita personalização no aplicativo white label. Afinal, ele já está pronto e só será configurado com nome, logo, tarifas e as funcionalidades disponibilizadas pela empresa.

No entanto, se você contratar uma plataforma white label, é claro, com experiência no mercado, correrá bem menos riscos com quedas na plataforma, além de não ter sustos na hora da cobrança.

No Brasil, a principal plataforma white label para criação de aplicativos de transporte é a Machine, que cobra adesão a partir de R$2499 e mensalidades mínimas de R$ 199 para aplicativos de transporte de passageiros.

Equipe própria

Ter uma equipe própria requer que você recrute profissionais da área da tecnologia para criação do seu aplicativo de transporte.

Você vai precisar de uma equipe multidisciplinar que agregue programadores e designers especialistas em experiência do usuário. São esses profissionais que colocam em prática as melhores formas para o usuário interagir com o app.

Além dos custos com contratação de equipe, você vai precisar arcar com os cursos da manutenção do aplicativo e das ferramentas que fazem o app, como os mapas e servidores.

Contratar empresa desenvolvedora

No caso de você contratar uma empresa desenvolvedora, você vai terceirizar a sua equipe de tecnologia.

Ou seja, todos aqueles profissionais que citamos anteriormente vão ser contratados dessa empresa desenvolvedora.

É como se você contratasse um arquiteto e uma empresa de engenharia para construir sua casa. Você vai dar as diretrizes do projeto e eles vão executar.

A manutenção do aplicativo vai variar de acordo com o contrato que você estabelecer com a empresa.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE