Uma das dicas para convencer o motorista Uber a dirigir para um aplicativo regional é oferecer descontos em estabelecimentos da cidade. Então, como conseguir parcerias para o seu app?
Firmar parcerias é uma excelente opção para concorrer com Uber e 99. Por ter contato contato mais próximo com empresários da cidade, os gestores dos apps regionais podem conseguir mais vantagens para seus motoristas.
Mas, como convencer as empresas da região a firmarem uma parceria com seu aplicativo? Neste artigo vamos dar algumas dicas que podem te ajudar.
Identifique seus parceiros
Para uma parceria ter sucesso, ela precisa ser vantajosa para os dois lados. Não adianta encontrar uma empresa querendo inúmeros benefícios e não oferecer nada em troca.
Você precisa listar todos os benefícios que o seu aplicativo pode oferecer para os seus parceiros. Faça uma pesquisa de mercado e procure empresas com o mesmo público-alvo que o seu.
Por exemplo: se seu público-alvo são motoristas de aplicativo, procure empresas que também os tenham como consumidor final, como postos de gasolina, por exemplo.
Invista em comunicação
Seu aplicativo precisa ser atrativo. É fundamental que você vá atrás de parceiros, mas também é importante que eles cheguem até você e se interessem. Por isso, invista na comunicação do seu negócio.
Aqui no blog nós já ensinamos como divulgar seu aplicativo no Facebook e no Instagram. Explore essas redes sociais. A comunicação precisa ser efetiva. Além disso, um design agradável visualmente e intuitivo é fundamental. Nessa etapa, é interessante separar uma parte do orçamento para marketing e contratar profissionais especializados.
Será um investimento, não um gasto.
Faça networking
O networking nada mais é do que estabelecer conexões, criar uma rede de contatos. Ainda que determinada empresa seja do ramo mas não seja sua parceira ideal, crie um relacionamento com ela. Ser reconhecido pelo seu trabalho é importante e as chances do seu negócio virar referência e ser indicado são altas.
Um bom ambiente para fortalecer seu networking são as feiras especializadas. Esteja atento para eventos de mobilidade urbana e empreendedorismo. Nelas você não só encontrará possíveis parceiros, mas também eventuais clientes.
Corridas corporativas
Uma das apostas dos aplicativos de transporte são as corridas corporativas.
Algumas empresas contratam apps para que seus funcionários façam viagens de trabalho sem que tenham que pagar do seu próprio bolso ou solicitar corrida por conta própria.
Os benefícios são muitos para os dois lados. A empresa conveniada passa a ter a tranquilidade de saber que seus funcionários terão sempre um carro esperando no horário marcado e viajarão com segurança. Além disso, ter um contrato de parceria ajuda a empresa a se organizar financeiramente, sem surpresas no fim do mês.
Já para o aplicativo, o contrato já garante uma renda mensal fixa. A segurança também é um ponto importante nessa parceria.
Todos os funcionários precisam ser previamente cadastrados e identificados e tem a viagem justificada – esta pode ser acompanhada do início ao fim pelo gestor -, garantindo segurança ao motorista.
Ofereça opcionais
Firmar parcerias é mais fácil quando você oferece serviços diferenciados. Então, crie opcionais em seu aplicativo.
Muitos motoristas Uber não gostam de levar animais, por exemplo. Se o seu aplicativo oferecer uma categoria que transporte animais, você pode procurar parcerias com pet shops.
Outra demanda também é a de carros com mais de quatro lugares. Muitas pessoas saem nos finais de semana e pedem para o motorista abrir uma exceção e levar um amigo a mais no carro. Mas, o excesso de passageiros é contra lei e pode gerar uma multa de R$130,16, perda de 4 pontos na carteira e retenção do veículo.
Contudo, se você oferecer carros grandes e que comportem mais de 4 passageiros, essas pessoas podem ser levadas sem nenhum problema. Assim, essa categoria pode ser uma vantagem na hora de firmar parcerias com bares, boates e points da cidade.
Conclusão
Como mostramos, fazer parcerias é importante para o diferencial do seu negócio. Você consegue engajar os motoristas e passageiros oferecendo benefícios desses parceiros a eles, além de ter mais corridas garantidas por mês.
Agora que você já tem pontos de partida para conquistar esses parceiros, chegou a hora de criar o seu próprio aplicativo de transporte com suas próprias regras.
Para mais conteúdo sobre o mercado de mobilidade urbana e aplicativos de transporte, continue no nosso blog.